Chamado de Codifica+, o curso é gratuito e composto de dois módulos. A primeira etapa ocorrerá em 24 escolas estaduais que possuem laboratórios de robótica, sendo sete delas localizadas em municípios da Ride
O curso Codifica+ é voltado a professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que poderão aplicar os conhecimentos em sala de aula (Foto: Luiz Rassi)
O British Council, com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti-GO), por meio do programa Seguir Transformando Através da Robótica e Outras Tecnologias (Start), está com inscrições abertas para o Codifica+, curso gratuito de competências computacionais e programação. A iniciativa, pioneira no Brasil, é voltada para professores do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio de escolas públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais. O objetivo é que os docentes obtenham desenvolvimento profissional focado no pensamento computacional e programação. Desta forma, estarão habilitados a transmitir esse tipo de conhecimento aos alunos.
A primeira etapa da formação abrange unidades escolares da rede estadual de ensino de 24 municípios goianos que possuem laboratórios de robótica, sendo sete da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride): Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Cristalina, Luziânia, Pirenópolis, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Do básico ao avançado
O curso é composto de dois módulos: o básico, totalmente on-line, acontece até o mês de maio, unindo a parte computacional com disciplinas tradicionais, como matemática, português e história; já o avançado inclui mentoria e capacitação presencial. Para participar, não é necessário ter conhecimentos prévios de tecnologia da informação, ciência da computação ou pensamento computacional.
Para o titular da Secti-GO, José Frederico Lyra Netto, um dos intuitos da formação é aumentar a base de futuros cientistas e profissionais da área tecnológica em Goiás. “Alcançaremos isto com professores capacitados para ensinar as crianças e jovens goianos, incentivando que eles se envolvam o quanto antes com o mundo da programação e da robótica”, assinala.
A diretora de Engajamento Cultural do Britsh Council para o Brasil, Diana Taste, faz uma análise similar e acredita que o Codifica+ poderá trazer grande contribuição à educação brasileira. “A meta é preparar melhor os jovens estudantes para o futuro com o desenvolvimento de novas gerações de criadores de soluções, e não apenas de consumidores de tecnologia”, conclui.
SERVIÇO
As inscrições para o Codifica+ vão até o dia 31 de março, pelo link: abre.go.gov.br/codificagoias
FONTE: JORNAL OPÇÃO – ENTORNO