Diretora-executiva do Instituto NeuroSaber, a psicopedagoga e psicomotricista Luciana Brites explica que o autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por déficits de interação social, dificuldades na comunicação verbal e não verbal e comportamentos repetitivos, com interesses restritos.

A psicopedagoga ressalta que os desafios que surgem no processo de alfabetização no autismo não podem ser impeditivos. “É possível a inserção do autista no ensino regular. A questão da inclusão é um grande desafio para qualquer escola, porque estamos falando de uma qualificação maior para os nossos professores”. Segundo Luciana, o mais importante é considerar a individualidade de cada aluno no planejamento pedagógico, fazendo as adaptações necessárias.
A inclusão escolar e a alfabetização de crianças e adolescentes do espectro autista estão entre os desafios para a efetivação de direitos. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado nesta quarta-feira (2). A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e combater o preconceito.
Fonte: Agência Brasil