Pesquisa foi publicada no jornal americano New York Post

Foto: FreePik
Uma pesquisa recente com mil mulheres revelou que a abstinência de masturbação por uma semana pode afetar sim a saúde mental. A privação da autoestimulação aumentou os níveis de estresse, ansiedade e piorou a autoestima das participantes. Por outro lado, a retomada diária do ato ajudou a melhorar o humor e o sono — mesmo sem a necessidade de atingir o orgasmo.
O estudo, encomendado pelos fabricantes do vibrador Magic Wand, reforça o que muita gente já suspeitava: o prazer sexual tem papel importante no bem-estar emocional e físico. Segundo a empresa, o objetivo era mostrar, com base científica, como o “amor-próprio” pode influenciar positivamente a vida das pessoas.
Durante três semanas, as participantes — descritas como “pessoas com vulva” pelos autores — passaram por três fases: uma semana de abstinência, outra de uso diário de vibrador, e, por fim, uma semana de volta à rotina sexual habitual.
Masturbação pode afetar a saúde mental? Resultados
Os resultados? A semana sem nenhum tipo de prazer sexual derrubou todos os indicadores de qualidade de vida: felicidade, imagem corporal, confiança, qualidade do sono e até mesmo conexão com o parceiro. Já a semana com o uso diário do vibrador melhorou todos esses aspectos — e diminuiu o estresse.
Ao pensar sobre o estado do mundo e a crise de estresse e ansiedade que estamos vivendo, acreditamos que os orgasmos podem nos ajudar a permanecer ancorados e a encontrar alegria”, explicou a pesquisadora principal, Dra. Candice Nicole Hargons.
E nem era preciso chegar ao clímax para perceber os efeitos. Apenas reservar um tempo para a atividade sexual — sozinho ou acompanhado — já bastava para promover melhorias na saúde mental, emocional e física.
Outro dado importante do estudo é que o uso de vibradores não atrapalhou a vida a dois. Muito pelo contrário: quem usou o produto com o parceiro relatou uma conexão íntima ainda mais forte.
Especialistas acreditam que estudos como esse podem ajudar a quebrar o tabu de que esses produtos atrapalham os relacionamentos. Ao contrário, eles podem ser aliados da intimidade, do autoconhecimento e da saúde mental.
FONTE : MAIS GOIAS