Disney é multada em mais de R$ 54 milhões após polêmica envolvendo crianças; entenda

Empresa concordou em pagar o valor numa multa civil

Foto: Reprodução

Disney foi multada e concordou em pagar US$ 10 milhões (cerca de R$ 54,2 milhões na cotação atual) após uma polêmica envolvendo crianças. A multa civil se deve ao fato de a empresa ter permitido a coleta de dados de menores durante o acesso a vídeos publicados no YouTube.

De acordo com a FTC (Federal Trade Commission), a companhia falhou ao não classificar corretamente conteúdos marcados como “Feitos para Crianças”. Essa designação é exigida por lei federal nos EUA, que proíbe a coleta de informações de menores de 13 anos para fins de publicidade.

“Nossa ordem penaliza o abuso da Disney da confiança dos pais e, por meio de um programa obrigatório de revisão de vídeos, abre espaço para o futuro da proteção online de crianças”, afirmou Andrew Ferguson, presidente da FTC, em comunicado oficial.

A empresa, por sua vez, declarou que pretende revisar suas práticas para se alinhar ao Children’s Online Privacy Protection Act, legislação que exige autorização dos responsáveis para qualquer compartilhamento de dados de menores.

“Apoiar o bem-estar e a segurança das crianças e famílias está no centro do que fazemos. Este acordo não envolve plataformas digitais próprias da Disney, mas se limita à distribuição de parte do nosso conteúdo no YouTube. Seguimos comprometidos em manter os mais altos padrões de conformidade”, disse a companhia em nota.

No caso da Disney, a FTC informou que, já em 2020, notificou a empresa sobre cerca de 300 vídeos derivados de animações famosas como FrozenToy StoryOs Incríveis e Viva que não estavam devidamente classificados como infantis. A rede social ajustou a categorização, mas precisou repetir o processo em diversas outras produções nos anos seguintes.

Agora, além da multa milionária, a Disney terá que implementar um programa interno para garantir que todos os vídeos publicados no YouTube sejam classificados corretamente em relação ao público-alvo.

FONTE : MAIS GOIAS

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