Quatro prefeitos reeleitos e filiados no União Brasil estão no páreo pela vaga de presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM). A organização representa as 246 cidades goianas em demandas importantes dentro e fora do Estado. Logo que encerradas as eleições municipais, eles começaram a campanha.
Marden Júnior, de Trindade, Paulinho do Barreirão, de Anicuns, Clayton Melo, de Itauçu, e Zé Délio, prefeito de Hidrolândia, não trocam farpas em público, mas também não recuam. Todos estão empenhados em ser o escolhido para presidir a AGM pelos próximos quatro anos.
A eleição ainda não tem dia certo, mas deve acontecer a partir de fevereiro para substituir a atual direção que está sob o comando de Carlão da Fox, atual prefeito de Goianira que deixa o cargo em janeiro.

Clayton Melo é o único dos quatro que já pertence à atual gestão e tem usado essa experiência a seu favor.
Já Marden Júnior fez uma jogada importante ao se afastar da Prefeitura de Trindade após a reeleição em 6 de outubro e se dedicar à campanha para eleger Sandro Mabel em Goiânia. A movimentação evidenciou logo depois da vitória de Mabel que o prefeito de Trindade estava mais próximo do governador Ronaldo Caiado, de quem se esperava sinal sobre a preferência. Mas Caiado não sinalizou.
Na verdade, Melo, Barreirão, Délio e o próprio Marden já disseram que o governador não vai interferir. Em entrevistas recentes, todos disseram que Caiado defendeu que os pretendentes se entendam, que construam suas candidaturas, mas sem cizânia no UB.
Com esse objetivo, Marden Júnior organizou um encontro em Goiânia na semana passada, mas deixou Zé Délio de fora e isso não foi bem recebido. Em entrevista ao portal Diário de Goiás, o prefeito de Hidrolândia disse que os concorrentes sinalizaram ter ciúme de sua campanha. Ele, inclusive, aposta em aclamação do nome, sem uma disputa nos rigores de uma eleição tradicional.
De todo modo, os quatro prefeitos falam que, se eleitos, pretendem indicar os outros três para serem diretores na mesma gestão. Com isso, se a tendência permanecer, significa que o grupo não vai montar uma chapa e sim vai buscar votos.
Apesar disso, o prefeito de Hidrolândia afirma que está recolhendo cartas de apoio e que já passou de 130 cartas. Na semana passada divulgou foto em que o prefeito eleito em Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), da base de Caiado, segurava uma dessas cartas.
Importância da AGM
Muitos vislumbram a presidência da AGM como um palco importante para futuros vôos políticos, como uma candidatura a deputado estadual ou federal por exemplo. A AGM se mobiliza em pautas importantes para os prefeitos e tem o poder de representação reconhecido, com portas abrindo nos Executivos e Parlamentos. A AGM pode articular em torno de questões importantes como o ICMS, o problema dos lixões, ou das verbas para a saúde, entre vários outras.
Não à toa os quatro candidatos citam propostas para caso sejam eleitos. A principal delas é um tipo de regionalização, levando a AGM para mais próximo de municípios de outros pontos do estado mais distantes da Região Metropolitana de Goiânia, onde fica a sede da associação.
Por outros, lado curiosamente, os quatro são de municípios próximos da Capital. Os mais distantes são Anicuns, a 80 quilômetros e Itauçu a 70.