Dublador de “Pokémon” e “Sonic”, James Carter Cathcart morre aos 71 anos

O artista lutava contra um câncer na garganta desde 2023, ano em que também anunciou sua aposentadoria da atuação

James Carter Cathcart, de 71 anos, teve sua morte anunciada na nesta quinta-feira (Reprodução/Instagram

Famoso no mundo da dublagem pelo seu trabalho em “Pokémon”, tanto no anime quanto nos filmes, desde 1998, onde interpretou Fergus, James Carter Cathcart, de 71 anos, teve sua morte anunciada na tarde desta quinta-feira (10). Ele lutava contra um câncer na garganta – de orofaringe – diagnosticado em 2023, ano em que também anunciou sua aposentadoria da atuação.

A dublagem de James, que teve que passar por uma pesada quimioterapia, deu vida a alguns dos personagens mais emblemáticos na série “Pokémon”, e de cartoons no geral.

Foi ele que deu a James e Meowth, da conhecida Equipe Rocket. Ele teve seu último trabalho no anime “Pokémon: Ultimate Journeys”, a 25ª temporada do programa.

Trabalhos de James Carter Cathcart

James também fez a voz de Snubbull no curta-metragem “As Férias de Pikachu”, e assumiu outros papéis na franquia ao longo dos anos, dando voz a Todd Snap em “Pokémon Snap”.

O dublador se juntou ao elenco do anime com mais regularidade nos anos 2000, assumindo os papéis de James, Meowth, Professor Carvalho e outros até a aposentadoria.

Já no mundo dos games, ele é responsável por dar vida ao Vector, o Crocodilo, em alguns jogos de Sonic, como SonicX e Shadow The Hedgehog.

Erica Schroeder, também dubladora de Pokémon, deixou uma homenagem ao colega de trabalho. Ela deu voz ao pokémon Wobbuffet, que fez parte da Equipe Rocket a partir do 148º episódio do anime.

Já a dubladora da Jessie, amiga de James nos animes, Rachael Lillis, faleceu em 2024. Ela também deu vida ao Pikachu.

FONTE : PORTAL LEO DIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *