Emater lança feijão de alta produtividade e resistência para agricultura familiar

A nova variedade foi desenvolvida para atender às necessidades específicas da agricultura familiar | Foto: Reprodução/Emater

A Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) apresentará na Tecnoshow Comigo 2024 o Feijão GO Social destinado à agricultura familiar. O evento ocorre entre 8 a 12 de abril, em Rio Verde, no Sudoeste do estado.

A tecnologia desenvolvida pela Emater resultou em um grão com baixa necessidade de insumos, alta produtividade e resistência a pragas. A nova variedade foi desenvolvida também para ser uma opção ambientalmente sustentável e econômica.

O grão será apresentado em um dos estandes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O governador Ronaldo Caiado participará da abertura do evento, na manhã de segunda-feira , 8.

“A Tecnoshow é um dos maiores eventos de tecnologia rural do Brasil e estamos presentes na feira desde sua primeira edição, trazendo novas tecnologias, resultados de pesquisas, e todo nosso portfólio de ações e projetos para fortalecer a agricultura familiar goiana”, destacou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

Secretarias apresentam programas e financiamentos

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) terá um estande onde apresentará informações sobre o Programa Estadual de Bioinsumos, a publicação Agro em Dados e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) – rural.

Também será lançada a Plataforma Aroeira, que reúne dados sobre os programas e ações estaduais voltados ao agro. “Nosso objetivo é oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para os produtores rurais goianos”, destaca o titular da pasta, Pedro Leonardo Rezende.

Já a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizará reuniões sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf). A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), ofertará atendimentos sobre outorga de uso de água.

GoiásFomento

Técnicos da Agência de Fomento do Estado (GoiásFomento) atenderão os interessados em crédito para financiamento. Em uma das linhas disponíveis, o limite é até R$ 100 mil, com prazo até 48 meses, carência até 12 meses e taxa de juros de 0,5% ao mês. O FCO, por sua vez, tem limite de até R$ 499 mil.

Já a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promoverá uma oficina de drones, fará exposições de óculos de realidade aumentada e impressora 3D e ainda disponibilizará um ponto de descarte de equipamentos eletroeletrônicos. O órgão ainda vai apresentar o HUB Goiás – um centro de apoio ao empreendedorismo localizado em Goiânia – e editais abertos para seleção de projetos.

No espaço também será possível visitar um modelo de integração de culturas das variedades pesquisadas e produzidas pela Emater. O consórcio conta com o plantio de arroz serra dourada, abacaxi pérola jupi, banana maçã e banana marmelo, milho AL Bandeirante, mandioca BRS 420 (indústria) e BRS 429 (mesa), além do Feijão GO Social.

Por fim, cerca de 20 produtores estarão presentes comercializando produtos como queijos, paçocas, artesanatos, manteiga, doces, quitandas, rapaduras, conservas e mel, entre outros. “A Tecnoshow é um dos maiores eventos de tecnologia rural do Brasil e uma importante vitrine para divulgar o trabalho social e tecnológico da Emater em Goiás. Estamos presentes desde a primeira edição”, salienta o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

FONTE: JORNAL OPÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *