Acidente aconteceu no início de setembro, no distrito de São Luiz do Purunã. Cinco pessoas morreram no local e uma sexta vítima faleceu no hospital.
O laudo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu que 94 pessoas e 128 veículos se envolveram no engavetamento que aconteceu no dia 2 de setembro na BR-277 em Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba.
Cinco pessoas morreram no local e uma sexta faleceu durante internamento em hospital. Relembre quem são elas abaixo. Doze pessoas tiveram lesões leves ou graves, diz o laudo da corporação.
“Como fator agravante das lesões, destaca-se a diferença de massa entre os veículos colidentes. Todas as vítimas mortas no acidente estavam dentro de veículos de passeio que ficaram ‘prensados’ entre dois veículos de carga”, destaca o documento.
Segundo a PRF, o total de 128 veículos envolvidos contabiliza as combinações de veículos de carga – um caminhão com uma carreta conta como dois veículos por ter duas placas, por exemplo.
“Tornando essas combinações de veículos em um único veículo, temos o número total de 82 veículos envolvidos diretamente no engavetamento”, disse a corporação ao g1.
O acidente aconteceu na altura do quilômetro 136, no distrito de São Luiz do Purunã.
Conforme destacado no laudo, a velocidade máxima permitida no trecho é de 80 km/h e há placas de sinalização de advertência quanto à possibilidade de neblina dois quilômetros antes do acidente.
“As placas sinalizavam ainda a necessidade de redução da velocidade em caso de neblina e a orientação de não estacionar em acostamento nesses casos”, aponta.
Causas do acidente
O laudo concluiu que o intenso nevoeiro no local, somado a reação tardia ou ineficiente dos condutores foram as causas do acidente.
De acordo com o documento, o nevoeiro provocou visibilidade extremamente reduzida. A hipótese era trabalhada pela PRF desde o dia do acidente. Na ocasião, testemunhas haviam apontado a existência de neblina na pista.
O laudo produzido pela PRF foi encaminhado à Polícia Civil para auxiliar na realização do laudo pericial criminal.
Vítimas
As seis pessoas que morreram em decorrência do engavetamento são:
Elton José Tallevi, de 36 anos (morador de Ponta Grossa, nos Campos Gerais)
Michael Almeida de Araújo Penteado, de 36 anos (morador de Ponta Grossa, nos Campos Gerais)
Ana Carla Pistuni Solanho, de 53 anos (moradora de Mallet, no Sul)
Jane Valeria Silva, de 48 anos (moradora de Ibiporã, no norte)
Marcio Vieira, de 53 anos (moradora de Ibiporã, no norte)
Olidia Faian de Moura, de 78 anos (moradora de Ivaiporã, no norte)
Fonte: G1