Entenda porque o nascer do sol é mais tarde e os dias estão mais curtos

Desde o início do outono, no dia 20 de março, já é possível perceber mudanças no comportamento da luz solar. O sol, que costumava surgir radiante por volta das 6h da manhã, agora demora um pouco mais para aparecer. A sensação de que o relógio está “errado” é comum para quem ainda usa o sol como referência para o início do dia.

Para o próximo domingo, 20, por exemplo, o nascer do sol está previsto para 6h26, e o pôr do sol às 18h05. Esse fenômeno está relacionado ao equinócio de outono, que marca o início da estação no Hemisfério Sul — enquanto o Hemisfério Norte entra na primavera. O equinócio ocorre quando os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios recebam a mesma quantidade de luz solar, equilibrando a duração dos dias e das noites.

Com o avanço do outono, os dias passam a ficar progressivamente mais curtos e as noites mais longas. O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou ao Jornal Opção que esse é um processo natural e recorrente. “O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno. Durante esse período, temos dias mais curtos e noites mais longas”, destaca Amorim.

Fonte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *