Segundo o comunicado oficial, o diagnóstico ocorreu após exames apontarem a presença de um nódulo na próstata do ex-presidente

Joe Biden foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstota – Foto: Divulgação
O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com um câncer de próstata avançado, com metástase nos ossos. A informação foi confirmada neste domingo (18/05) por um porta-voz do político democrata, que governou o país entre 2021 e 2024.
Segundo o comunicado oficial, o diagnóstico ocorreu após exames apontarem a presença de um nódulo na próstata que exigia investigação complementar. A análise revelou um câncer com pontuação de Gleason 9 — o que indica uma forma agressiva da doença — classificado no Grupo de Grau 5, com disseminação para o sistema ósseo.
Apesar da gravidade do quadro, os médicos afirmaram que o tumor se mostra sensível a hormônios, o que possibilita alternativas eficazes de controle e tratamento. Biden e seus familiares estão em diálogo com a equipe médica para definir os próximos passos terapêuticos.
O câncer de próstata é o tipo mais frequente entre homens, especialmente a partir dos 65 anos, conforme dados do Ministério da Saúde. Em estágios avançados, como o de Biden, as células malignas se espalham para outras regiões do corpo — processo conhecido como metástase.
Em 2024, Biden havia lançado sua candidatura à reeleição, mas desistiu da disputa em julho do mesmo ano, após intensos questionamentos sobre sua idade. Ele então passou a apoiar sua vice, Kamala Harris, que acabou sendo derrotada por Donald Trump na eleição presidencial.
Com informações de O Globo
FONTE: MAIS GOIÁS