Exclusivo: Dinheiro de conta bloqueada pela Operação Caifás é sacado em Curitiba, confira documentos

Dinheiro de conta bloqueada pela operação dos padres intitulada Operação Caifás foi sacado em agência na cidade de Curitiba.

Se estima um valor de R$ 680 mil reais.

Relembre a Operação:

O MPGO deflagrou em 3 de março de 2018 a Operação Caifás, para desarticular uma associação criminosa que atuava desviando recursos da Diocese da Igreja Católica de Formosa e de algumas paróquias ligadas a ela em outras cidades. 

As investigações revelaram que o bispo de Formosa, José Ronaldo Ribeiro, desviou quase R$ 2 milhões em recursos da igreja. Além do dinheiro, padres e vigários tinham grande quantidade de objetos de ouro e 162 carros de luxo.

As investigações começaram em 2015, quando fiéis, desconfiados da movimentação financeira da Igreja, se reuniram para denunciar as irregularidades ao Ministério Público. Os promotores constataram que o bispo, padres, além de outras pessoas vinculadas à cúria da cidade estariam desviando dinheiro de batizados, casamentos e de eventos promovidos pela Igreja. A suspeita é de que eles tenham adquirido carros de luxo, joias e propriedades.

Após a deflagração da operação, nove dos 11 réus permaneceram presos por quase 30 dias. Eles conseguiram liberdade após a terceira tentativa de habeas corpus. A soltura foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

As audiências do caso começaram em 10 de setembro de 2018. Um dos promotores à frente do caso, Douglas Chegury, explica que uma das estratégias da defesa foi prolongar ao máximo o julgamento. ;Os advogados querem que o caso perca força e que os crimes prescrevam;, afirmou. (Correio Braziliense)

Fonte: Equipe Lance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *