Usuários brasileiros conseguiram acesso à rede digital na última quarta-feira, 18, após semanas de bloqueio judicial
Foto: Luciano Muta.
A rede social digital X (antigo Twitter) voltou a operar temporariamente no Brasil nesta quarta-feira, 18, devido a uma falha técnica “involuntária”, segundo comunicado divulgado pela plataforma e confirmado pela agência France-Presse (AFP). A suspensão original, imposta em 30 de agosto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ocorreu após o descumprimento de decisões judiciais.
De acordo com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), a restauração parcial do acesso foi possível pois o X passou a adotar a utilização de endereços de IP vinculados à empresa de serviços de internet Cloudflare. Essa alteração nos servidores permitiu que usuários brasileiros conseguissem acessar a plataforma, tanto por redes Wi-Fi quanto por redes móveis, sem a necessidade de VPNs, conforme relataram usuários na rede social Bluesky.
A novidade se coloca como uma forma de driblar o bloqueio determinado pelas operadoras de telecomunicações, que haviam restringido o acesso à plataforma em cumprimento à ordem judicial. Com a nova configuração de servidores, os provedores encontram mais dificuldade em bloquear o acesso ao X.
Segundo a AFP, o X afirmou que a troca no provedor de rede “resultou em uma restauração temporária e involuntária do serviço para os usuários brasileiros”, mas espera-se que “em breve” o serviço se torne indisponível novamente.
FONTE: JORNAL OPÇÃO