A etapa final da BRB Fórmula 4 Brasil coroou a temporada vitoriosa de Vinicius Tessaro. Líder do campeonato desde a primeira prova do ano, o goiano da equipe Cavaleiro Sports venceu a primeira prova da rodada tripla, abandonou a segunda e fechou a última corrida em 5º.
Com a vitória no sábado (16), Tessaro só não pôde comemorar antecipadamente o título por mera questão matemática. Ele foi a 223 pontos, estabelecendo uma vantagem de 40 sobre Matheus Comparatto, o vice-líder, restando apenas em 42 em disputa.
Na corrida da tarde, porém, o título foi sacramentado. Paradoxalmente, com um abandono. O motivo foi o 4º posto de Comparatto. Ele precisava vencer para se manter com chances ao título. A vitória para ele veio no domingo, garantindo-lhe o vice-título.
Natural de Formosa, em Goiás, e vivendo atualmente em Brasília, Tessaro tem 16 anos.
Começou no kart em 2014 e foi Campeão Brasileiro (Mirim e Júnior Menor) e da Copa Brasil (Mirim). Ainda no kartismo, adicionou ao currículo as conquistas do SKUSA Super Nationals, campeão Sul-Brasileiro e bicampeão Brasileiro da Rotax Junior Max.
Aos 11 anos, em 2018, o piloto venceu o Capacete de Ouro e em 2022 migrou para a F4 Brasil. Em 2023, registrou seis vitórias, três poles, nove voltas mais rápidas e 10 presenças no pódio.
Fonte: CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO