Goiás é o estado com mais trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão em 2023

Dados do Ministério do Trabalho indicam que Goiás é o estado que mais tem trabalhadores resgatados em condição análoga à escravidão em 2023. As informações são de janeiro a novembro deste ano.

Em todo o país, o Ministério do Trabalho e Emprego resgatou, até o mês de novembro de 2023, um total de 2.847 trabalhadores do trabalho análogo à escravidão no Brasil. Destes, 640 foram resgatados apenas em Goiás.

Além de Goiás, outros estados com maior número de resgates foram: Minas Gerais (571) e São Paulo (380). Minas Gerais foi o estado com mais ações realizadas, um total de 102 ações.

O cultivo de café foi o setor com a maior quantidade de resgatados, 300, passando à frente do setor da cana-de-açúcar, com 258 resgates, que liderava os dados até junho deste ano.

Situações
De acordo com o Ministério do Trabalho, entre as muitas irregularidades encontradas pela fiscalização, havia a cobrança pelos aluguéis dos barracos usados como alojamentos. Outro destaque foi o não fornecimento de alimentação e cobrança pelo fornecimento de ferramentas de trabalho pelos empregadores.

Outra grande operação aconteceu em Acreúna e Quirinópolis, segundo o órgão. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), das 152 pessoas resgatadas em Acreúna, 139 trabalhavam em uma usina de cana-de-açúcar e outras 13, em uma fábrica de ração.

Combate
O número alto de trabalhadores resgatados vem da atuação intensa dos seis órgãos responsáveis pelas operações. São eles: o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Mesmo depois de 135 anos da assinatura da Lei Áurea completados, casos de trabalhadores em situação análoga à escravidão são recorrentes.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Fonte: SagresOnline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *