Goiás é o segundo estado com maior aumento salarial do País

Aumento está relacionado a riqueza do agronegócio goiano, responsável por reduzir os níveis de desemprego em Goiás

Goiás e o Piauí são responsáveis pelo maior crescimento de salários entre todos os Estados e o Distrito Federal, com altas de 15% e 21%, respectivamente. Com uma taxa de desemprego de 6,2%, Goiás tem um mercado de trabalho influenciado por uma combinação de fatores, principalmente a riqueza do agronegócio goiano. 

O estado, por exemplo, tem atraído investimento de empresas interessadas em oferecer novos serviços à população endinheirada do agro. Isso inclui desde consultorias e empresas de investimentos até construtoras, que querem levar mais luxo e conforto para a região. 

Os aumentos salariais, inclusive, foram apresentados em todos os grupamentos de atividade pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior alta foi na área de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (avanço de 27%). 

Na sequência, apareceram construção (25%) e indústria geral (19%). Hoje o Centro-Oeste, maior produtor agrícola do País, é a segunda região com menor desigualdade do trabalho.

Fonte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *