19 entidades sociais foram atendidas
LEITE ARRECADADO NA CAMINHADA DO BEM 2024 FOI DESTINADO A ENTIDADES SOCIAIS QUE CUIDAM DE CRIANÇAS NA CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA (FOTO: LUCAS DELLAMARE)
A Redação
Goiânia – Cerca de 19 entidades sociais foram atendidas pelo Governo de Goiás com o repasse de 3,4 mil litros de leite longa vida arrecadados durante a segunda edição da Caminhada do Bem, em Goiânia. Equipes do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) beneficiaram instituições com atendimentos a crianças, idosos, dependentes químicos e pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social.
“A missão principal da OVG e do Goiás Social é fazer o bem e ajudar quem mais precisa, por isso organizamos a Caminhada do Bem anualmente para a arrecadação de leite. Imagine só, em um único dia, recolhemos mais de três mil litros e poucos dias depois, todo esse montante já está sendo consumido em diversas entidades. Como eu digo sempre, não é apenas um litro de leite, é comida na mesa de quem tem fome”, afirma a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Diretora da Associação Metodista Assistencial de Educação, Aleni Ferraz disse que receber essa doação foi uma grande ajuda: “Nossa entidade conta hoje com 80 assistidos com idades entre 2 e 5 anos. Com essa ação, recebemos a doação de 80 litros de leite que complementará o cardápio oferecido às nossas crianças. Essa ajuda é extremamente importante e fortalece de maneira significativa nosso trabalho assistencial, por isso eu faço questão de agradecer a cada doador”.
Além da Associação Metodista Assistencial de Educação, foram beneficiadas a Associação de Apoio às Vítimas de Câncer; Associação Pestalozzi de Senador Canedo; Associação Recanto do Sonho; Lar de Jesus; Associação Beneficente Metamorfose; Obras Sociais do Grupo Espírita Regeneração Lar Mãe Zeferina; Associação Beneficente de Ajuda à Pessoa Carente; Associação Lar Doce Lar; Centro Espírita Bezerra de Menezes – Projeto Crescer; Associação Comunitária Estrela Dalva; Associação Casa de Cultura Antônia Ferreira de Souza; Associação dos Idosos Fonte Viva; Associação de Combate ao Câncer de Trindade; Recanto Reviver; Circo Laheto; Associação dos Idosos Os Gideões; Centro de Apoio a Carentes Silvestre Linhares e Instituto Socioassistencial Movimento Terra Livre.
Caminhada do Bem
Com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas, a segunda edição da Caminhada do Bem convidou os presentes à doação de leite longa vida para ser destinado a entidades sociais cadastradas na OVG. Os participantes receberam um kit com squeeze, viseira, loção reidratante, protetor solar e uma camiseta exclusiva do evento, simbolizando sua contribuição para uma causa nobre. Ao som de um trio elétrico, não faltou animação por parte da turma que chamou a atenção durante o trajeto de cinco quilômetros, entre a sede da OVG e a Praça Cívica.
Voluntariado
O fortalecimento do voluntariado é um dos principais projetos da OVG e do Goiás Social. A instituição capacita pessoas interessadas em atuar na área e orienta entidades sociais que querem receber voluntários. Desde 2019, a OVG já capacitou cerca de 15 mil pessoas, de 162 municípios goianos, para o trabalho humanitário, além de realizar 272 ações de promoção do voluntariado.
Para se tornar voluntário (a) da OVG, basta acessar a Plataforma do Voluntariado (www.ovg.org.br/voluntariado), onde há opções de curso de formação gratuito, áreas de atuação e vagas disponíveis para quem deseja fazer o bem. A ferramenta também serve como ponte entre aqueles que querem contribuir com doações de recursos, produtos ou serviços para mudar a realidade de quem precisa de ajuda.
“Quero deixar um convite especial aos goianos: sejam voluntários, nos ajudem a ajudar! É graças à solidariedade de muitas pessoas que recebemos e destinamos donativos, atendimentos de saúde, alegria e descontração a diversas instituições e famílias que precisam de apoio”, convida Gracinha Caiado.
FONTE: JORNAL A REDAÇÃO