SILOS (FOTO: WENDERSON ARAUJO/CNA)
Aumento foi de 22,2% na última década
A Redação
Goiânia – O crescimento da produção de grãos em Goiás elevou a demanda por armazenagem. Segundo análise da Inteligência de Mercado Agropecuário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado alcançou em 2025 uma capacidade estática de 17,5 milhões de toneladas em 695 unidades, o que garante a quarta posição no ranking brasileiro.
Nos últimos dez anos, a capacidade de armazenagem de Goiás saltou de 14,3 milhões para 17,5 milhões de toneladas, crescimento de 22,2%. O resultado, no entanto, ainda é insuficiente frente ao aumento da produção de grãos, que mais que dobrou no período, passando de 17,5 milhões de toneladas na safra 2015/16 para 36,9 milhões em 2024/25 — alta de 110,7%.
“O crescimento da produção é um orgulho para Goiás e confirma a força do nosso agronegócio. Mas precisamos avançar também na armazenagem, que é estratégica para garantir eficiência, competitividade e segurança em toda a cadeia produtiva”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.
Dados das principais cadeias agropecuárias do Estado estão na 72ª edição do Agro em Dados, informativo mensal da Seapa que neste mês destaca a armazenagem de grãos. A publicação está disponível no site.
FONTE: JORNAL A REDAÇÃO