Trabalhadores contemplados são da região Nordeste do estado, moradores das cidades de Cavalcante, Nova Roma, Teresina de Goiás, São João d’Aliança, Colinas e Alto Paraíso
Caiado no palco realizando a entrega de títulos de domínio | Foto: Gustavo Soares/Jornal Opção
Pela manhã desta quinta-feira, 18, o governo estadual, representado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou a entrega de 50 títulos definitivos de domínio de terra para pequenos produtores rurais que estavam na expectativa de receber a confirmação de posse há tempos.
Os trabalhadores da terra contemplados são da região Nordeste do estado, moradores das cidades de Cavalcante, Nova Roma, Teresina de Goiás, São João d’Aliança, Colinas e Alto Paraíso. “Estamos realizando o que vai ser a tranquilidade na vida de milhares de pessoas. O governo avança cada vez mais nas entregas de títulos e outorgas de água melhorando a qualidade de vida dos moradores do nordeste goiano. É uma região que ficou esquecida em Goiás. Estamos levando projetos de irrigação, desenvolvimento de programas sociais para qualificação, educação, vias de acesso, construção de pontes”, destaca Ronaldo Caiado.
Benailson Bispo Alves, agricultor de bananas do município de São João d’Aliança, alcançou o domínio de sua área de 30 alqueires. Considerando a história do pai, Benedito Bispo disse ao Jornal Opção que a luta pela terra soma mais de 100 anos.
Benailson Bispo Alves | Foto: Gustavo Soares/Jornal Opção
“A gente foi criado tudo no lombo do cavalo. somos oito irmãos, cinco mulheres e três homens. Dedico esse título ao meu pai e minha mãe, que foi professora na cidade. Hoje sustento meus oito filhos com essa terra”, disse Benailson Bispo Alves, agricultor de São João d’Aliança.
O agricultor Salomão Soares Ferreira, de 71 anos, natural de Cavalcante, compartilha que o sentimento de conseguir a autoridade oficial da terra é de muita alegria. São mais de 30 anos na busca pelo domínio da área de 23 alqueires.
Salomão Soares Ferreira | Foto: Gustavo Soares/Jornal Opção
Segundo Pedro Leonardo, secretário da Seapa, essa é a maior entrega da história da pasta. “As áreas entregues correspondem cerca de sete mil hectares. Esta política pública de entrega definitiva de títulos permite as famílias terem acesso a linhas de créditos pelo governo do Estado, essencial para o desenvolvimento de suas produções rurais com cidadania”, considerou o secretário.
Em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) houve a entrega de 26 outorgas de uso de água, que garante o uso de recursos hídricos voltados para práticas de irrigação. Os gratificados são integrantes do Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, iniciativa inaugurada pelo Governo de Goiás em 2019 que fomenta a renda e os empregos no campo.
De acordo com Alison Ferreira, gerente de irrigação clima e aquicultura da pasta, existem dez produtores gratificados pelo sistema, que já apresenta números econômicos positivos.
FONTE: JORNAL OPÇÃO