Previsão é de oferta de 17 mil vagas em programa Profissionaliza Goiás; 18 municípios devem receber oportunidades para profissionalização de seus jovens – Foto: Secti /Agência Cora
O governador Ronaldo Caiado (UB) lança nesta sexta-feira (10), às 10h10, o Profissionaliza Goiás, maior programa de Ensino Médio profissionalizante da rede estadual de Educação. O programa prevê investimento total de R$ 94,5 milhões.
O Profissionaliza Goiás é uma parceria entra a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional do Comércio), que contribuirão para a implementação das novas vagas e a oferta dos cursos.
A previsão é de que a iniciativa amplie a oferta de cursos técnicos profissionalizantes em 18 municípios goianos, com abertura de 17.352 vagas. A lista dos municípios que serão beneficiados ainda não foi confirmada pela Seduc, mas em outubro último, eram citados Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Quirinópolis, Rio Verde, Senador Canedo e Trindade.
Goiás já ofereceu outros programas de ensino médio profissionalizante, o MédioTec em parceria com o Ministério da Educação, e o Qualifica Goiás que ainda está em vigor, envolvendo parceria com o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG). Automação Industrial
No Programa Profissionaliza Goiás estão previstos os cursos de:
- Eletromecânica
- Eletrotécnica
- Manutenção Automotiva
- Manutenção de Máquinas Industriais
- Mecânica
- Mecatrônica
- Química
- Vestuário
- Desenvolvimento de Sistemas
- Programação de Jogos Digitais, Redes de Computadores
- Manutenção e Suporte em Informática
- Alimentos
- Edificações
- Design Gráfico
- Computação Gráfica
- Informática
- Inteligência Artificial
- Administração
- Comércio
- Contabilidade
- Logística
- Marketing
- Recursos Humanos
- Secretariado
- Agronegócio
- Segurança do Trabalho
- Computação Gráfica