Os órgãos do governo federal que atuam na gestão do meio ambiente podem ficar completamente paralisados nas próximas semanas. Depois que 1,2 mil funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) declararam greve, agora são os servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que ameaçam cruzar os braços.
O corpo técnico desses órgãos exige valorização e reestruturação das carreiras. Em outubro deste ano, representantes da categoria se reuniram com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) em uma primeira rodada de negociações sobre a modernização dos planos de carreira, mas o diálogo não avançou.
O governo federal havia se comprometido em apresentar uma contraproposta em 90 dias, mas o prazo venceu e não houve retorno. A insatisfação aumentou após o anúncio do reajuste nos salários dos servidores da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Servidores de diversos estados farão assembleias para discutir se vão aderir à paralisação a partir desta quarta-feira (3).
Fonte: Mais Goiás