A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) alertou a população e os trabalhadores da saúde sobre um golpe que está sendo aplicado no Estado. Segundo o órgão, um grupo criminoso aplica o “golpe da regulação” para cobrar procedimentos hospitalares que são gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O golpe funciona em duas etapas. Na primeira, os criminosos se passam por servidores da Central da Regulação Estadual para conseguir acesso a dados de pacientes que aguardam procedimentos nos hospitais. Na segunda, eles fingem ser médicos ou funcionários de hospitais para solicitar valores para cobrir exames e medicamentos.
Os familiares, acreditando falar com os profissionais das unidades de saúde, repassam os valores aos criminosos. A SES-GO informou que a organização criminosa utiliza a foto de um médico que morreu de Covid-19 há dois anos com o objetivo de dar mais credibilidade no contato com as vítimas.
A SES-GO também advertiu que familiares de pessoas internadas ou que aguardam exame e profissionais da saúde não devem fornecer informações de pacientes, a não ser nos canais oficiais da própria Secretaria de Saúde. Vale destacar, o atendimento na rede estadual é totalmente gratuito por meio do SUS. Dessa forma, não é solicitado nenhum valor para pagamento.
Fonte: Mais Goiás