Invasão ocorreu em maio, e, segundo a empresa, não há evidências de que as contas dos usuários tenham sido hackeadas por meio de falhas em seus sistemas

O caso de invasão aconteceu em maio deste ano. O proprietário disse que as vozes que saiam do aspirador pareciam de adolescente
Aspiradores-robô de diversas cidades dos Estados Unidos foram invadidos por hackers, que tomaram controle das câmeras dos dispositivos e emitiram ofensas racistas aos proprietários. De acordo com o portal australiano ABC News, os aparelhos afetados são do modelo Deebot X2s, da marca chinesa Ecovacs. A invasão ocorreu em maio, e, segundo a empresa, não há evidências de que as contas dos usuários tenham sido hackeadas por meio de falhas em seus sistemas.
Os aspiradores-robô de última geração, equipados com câmeras e alto-falantes para facilitar a navegação e comunicação, foram utilizados de forma criminosa por invasores. Entre as vítimas está o advogado Daniel Swenson, de Minnesota. Em 24 de maio, ele relatou ter ouvido sons estranhos vindos do seu aspirador enquanto assistia TV com sua família. Ao acessar o aplicativo do dispositivo, Swenson descobriu que uma pessoa desconhecida controlava remotamente o aparelho e observava a casa através da câmera embutida.
Inicialmente, Swenson acreditou que fosse um problema técnico e mudou a senha do aplicativo, mas logo depois o aspirador começou a emitir insultos racistas. “Parecia a voz de um adolescente”, afirmou ele. O incidente chamou atenção para a vulnerabilidade de dispositivos domésticos conectados à internet, alertando sobre a importância da segurança cibernética em eletrodomésticos inteligentes.
Confira o funcionamento do aspirador Robô Deebot X2s
FONTE: JORNAL OPÇÃO