Henrique Marques conquista o primeiro ouro masculino do Brasil no Mundial de Taekwondo

Nesta segunda-feira (27/10), Henrique Marques, de apenas 21 anos, conquistou a primeira medalha de ouro…

Foto: Wuxi 2025 World Taekwondo Championships

Nesta segunda-feira (27/10), Henrique Marques, de apenas 21 anos, conquistou a primeira medalha de ouro masculina do país em Campeonatos Mundiais da modalidade. O feito aconteceu em Wuxi, na China, na categoria até 80kg, após o brasileiro derrotar o chinês Qizhang Xiang por 2 a 0 na decisão. O resultado coroou uma campanha impecável e consolidou o melhor momento da carreira do jovem atleta.

No primeiro round, venceu por 2 a 1, após acertar um chute preciso no colete do adversário. O único ponto cedido veio de uma punição estratégica, usada para administrar o tempo restante. No segundo round, o placar terminou empatado em 0 a 0, mas o brasileiro levou a melhor no critério de desempate por ter apresentado mais ações ofensivas e domínio técnico.

Com o resultado, Henrique não apenas superou o anfitrião da competição, mas também quebrou uma barreira histórica para o taekwondo nacional, garantindo o segundo ouro do Brasil nesta edição, a também brasileira Maria Clara Pacheco havia vencido sua categoria na última sexta-feira.

Atual 7º colocado no ranking mundial, Henrique Marques iniciou o torneio como 14º cabeça de chave, mas desbancou favoritos em uma trajetória impressionante. Na estreia, superou o cubano Kevin Calderon e, em seguida, derrotou com tranquilidade Faysal Sawadogo, de Burkina Faso.

Nas quartas de final, enfrentou o norte-americano CJ Nickolas, vice-campeão mundial e número 2 do ranking, e venceu por 2 a 0 em um dos duelos mais equilibrados da competição. Na semifinal, eliminou o russo Artem Mytarev por 2 a 1, garantindo vaga na grande decisão.

O ouro em Wuxi consolida um ano brilhante para o brasileiro, que também conquistou o bronze na etapa de Muju, do Grand Prix de Taekwondo, e o título da Copa do Presidente da América. Com os resultados, Henrique se aproxima da elite mundial, somando 87,45 pontos no ranking, atrás apenas do tunisiano Firas Katousi, líder com 143,02.

O Mundial segue até o dia 30 de outubro, e o Brasil ainda conta com outros representantes na disputa, entre eles Netinho, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, na categoria até 68kg.

FONTE : MAIS GOIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *