Homem é preso em flagrante por provocar incêndio próximo ao Parque Estadual de Nova Roma

Uma moto abandonada e uma mangueira, usada para iniciar os focos de incêndio, foram encontrados no local.

Homem é preso em flagrante por provocar incêndio próximo ao Parque Estadual de Nova Roma (Foto: CBMGO)

Um homem de 54 anos foi preso em flagrante suspeito de provocar um incêndio em uma área de vegetação nas proximidades da GO-241, na região Nordeste de Goiás. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo ameaçava se alastrar em direção ao Parque Estadual de Nova Roma e comunidades rurais do local. O caso aconteceu na terça-feira (20/8).

Os militares foram acionados juntamente com a brigada do parque, e detectaram os focos ativos na vegetação, além de diversos pontos de incêndio próximos aos povoados de Ouro Minas e Magalhães. O combate às chamas foi iniciado com o auxílio de drones e viaturas especializadas.

Durante a operação, as equipes localizaram uma motocicleta abandonada e uma mangueira preta, usada para iniciar focos de incêndio de forma criminosa. Pouco depois, um homem se apresentou como proprietário do veículo e afirmou estar realizando um ‘fogo contra fogo’, prática proibida por lei e sem autorização dos órgãos competentes.

Diante da constatação, a Polícia Militar foi acionada e o suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante com base no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, que criminaliza a prática de provocar incêndio em mata ou floresta. O caso segue sob investigação pelas autoridades ambientais e policiais.

A prática do fogo contra fogo é utilizada no combate a incêndios florestais ou em áreas de vegetação. Consiste em atear fogo em uma faixa de terreno estrategicamente definida, com o objetivo de criar uma barreira que impede o avanço do incêndio principal.

A semana em Goiás está sendo marcada por calor intenso, com temperaturas que chegam a 38ºC na região oeste, por exemplo, e umidade relativa do ar abaixo dos 20%. Diante dessa situação, a vegetação fica cada vez mais seca e, segundo o Corpo de Bombeiros, isso cria condições para a propagação de incêndios em áreas de vegetação.

Por conta disso, a corporação faz um apelo à população para que não coloquem fogo em terrenos e lotes. “Qualquer pequena porção de fogo nesse período pode se tornar um grande incêndio”, reforça o Tenente Coronel Luiz Eduardo Machado Lobo. Denúncias podem ser realizadas pelos números: 193 (Corpo de Bombeiros), 197 (Polícia Civil) e 190 (Polícia Militar).

FONTE : MAIS GOIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *