Homem estava deitado sobre um colchão e vestia roupas hospitalares quando foi filmado por moradores

Foto: Reprodução G1
Um idoso em situação de vulnerabilidade social foi deixado em um campo de futebol pelo Hospital Municipal Abelardo Gadelha, em Caucaia (CE), logo após receber alta médica. Segundo relatos, o paciente — que havia sido internado com pneumonia — foi colocado embaixo de uma árvore, ainda com o acesso venoso para medicação no braço. Ele estava deitado sobre um colchão e vestia roupas hospitalares quando foi filmado por moradores, que divulgaram as imagens nas redes sociais.
Após a grande repercussão, o hospital alegou que havia deixado o homem no “local onde ele vive”, na região conhecida como Comunidade da Cigana. No entanto, não foram apresentadas informações sobre a família do paciente nem sobre qual seria a real residência dele.
A própria unidade de saúde reconheceu que houve falha da equipe ao abandonar o paciente. Horas depois, o idoso foi levado de volta para o hospital e colocado em regime de internação social, já que o quadro de pneumonia havia sido tratado, mas a condição de rua o impedia de voltar para casa.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Caucaia, os servidores que atuaram nesse episódio foram afastados e o caso será “rigorosamente apurado”. A pasta afirmou ainda que todas as medidas administrativas cabíveis serão aplicadas.
O órgão também acionou a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) para acompanhar o paciente e garantir a ele a devida assistência.
FONTE : MAIS GOIAS