O acolhimento de mães e bebês realizado pela equipe do Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), conta com equipe especializada, referência em humanização. Só neste ano de 2023, mais de mil partos foram realizados, numa média mensal de 120 nascimentos. A unidade oferece, além de assistência para o parto, orientações para cuidados com o recém-nascido e puerpério. Em março, também foi alcançada a marca de 3 mil nascimentos desde que o Estado assumiu a unidade, que caminha para bater o número de 4 mil partos.
“As gestantes contam com a presença de um acompanhante de sua escolha durante toda sua internação e parto, recebem atenção continuada de equipe multidisciplinar sempre que necessário, têm poder de escolha sobre posição de parto, medidas de analgesia, garantia de contato imediato com bebê após o nascimento e todos os cuidados com o recém-nascido”, explica a médica coordenadora do centro obstétrico, Mariana Landim.
A mãe de primeira viagem Renata Frassetto conta que, inicialmente, estava muito apreensiva devido à sua inexperiência. No entanto, logo se sentiu mais confortável e segura devido ao apoio da equipe do HEF, que demonstrou grande preocupação com a alimentação do recém-nascido. “No início, a minha bebê teve que se alimentar com fórmula, mas a equipe prontamente me auxiliou na pega correta, me senti mais tranquila porque eu recebia informações constantes”, conta a mãe.
O hospital possui duas salas de parto com camas especiais e sanitários individualizados. As futuras mães também têm à disposição diversas terapias que ajudam no alívio do desconforto pélvico. Uma das abordagens envolve a utilização de música durante o trabalho de parto. O objetivo é reduzir o estresse e induzir um estado de relaxamento que permita à gestante se entregar ao processo com mais tranquilidade. Além disso, a equipe incentiva caminhadas na área externa para auxiliar na dilatação, aumentando o bem-estar das pacientes.