Em carta a Trump, Ibaneis aponta dados nos quais o DF apresenta o menor índice de homicídios dos últimos 48 anos

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, escreveu nesta terça-feira (12/8) carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O texto foi redigido um dia após Trump mencionar Brasília e outras cidades pelo mundo ao decretar estado de emergência de segurança pública em Washington D.C., nessa segunda-feira (11/8).
Trump citou que a capital do Brasil tem taxa de 13 homicídios por 100 mil habitantes. No entanto, dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) apontam para 6,9 homicídios a cada 100 mil pessoas, quase a metade daquele informado pelo presidente americano.
Na carta escrita a Trump, Ibaneis destaca que, “na atual gestão, foi alcançado o menor índice de homicídios dos últimos 48 anos, fruto do investimento na contratação de mais 5 mil servidores de segurança pública, na duplicação dos pontos de monitoramento eletrônico e outras ações”.

Ibaneis assinala ainda que os dados apresentados por Trump “são informações equivocadas, possivelmente decorrentes da atual ausência de um diálogo mais consistente entre o Brasil e os Estados Unidos da América”.
O governador também ressaltou a importância da diplomacia. “Diferentemente do atual governo federal, acredito no diálogo e na força das relações diplomáticas.”
FONTE : METROPOLES