Idosos eram o principal alvo da quadrilha, que utilizava perfis falsos nas redes sociais para atrair as vítimas e aplicar o golpe
Seis suspeitos foram presos na manhã desta quarta-feira (27), em São Paulo, durante uma operação conjunta das Polícias Civis do Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará. A ação investigou crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro, envolvendo um esquema de fraude virtual conhecido como “golpe do amor”.
A vítima, um idoso de 71 anos, residente no Rio Grande do Sul, foi enganada ao acreditar estar em um relacionamento virtual com uma suposta investidora americana. Sob o pretexto de enviar presentes, a quadrilha pedia que ele realizasse transferências para cobrir supostos impostos sobre encomendas internacionais, taxas alfandegárias e outros tributos. No total, o idoso realizou transferências que somaram aproximadamente R$ 2 milhões.
A operação cumpriu 13 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nas cidades de Santo André, Guarulhos, Ferraz de Vasconcellos, Osasco e na capital paulista. Além das prisões, foram apreendidos documentos, celulares, notebooks e cartões bancários. As contas bancárias dos suspeitos também foram bloqueadas.
A ação mobilizou 25 policiais do Rio Grande do Sul, 14 de São Paulo e quatro do Ceará. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a quadrilha utilizou perfis falsos nas redes sociais para atrair as vítimas, com foco principal em idosos, convencendo-os a realizar transferências financeiras.
Apesar das prisões, sete suspeitos continuam foragidos. Os nomes dos detidos não foram divulgados, e não foi possível localizar a defesa dos envolvidos até o momento.
FONTE: MAIS GOIÁS