Com a chegada de 2024, as expectativas em relação ao Entorno não se resumem aos bastidores políticos de um ano eleitoral. Há também um bom prognóstico quanto ao desenvolvimento da região. Por esta razão, o Jornal Opção Entorno ouviu representantes da Facieg e do governo de Goiás, assim como prefeitos, para uma análise sobre as perspectivas para os próximos meses.
Para o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luís, prevalece o otimismo, diante dos bons resultados obtidos em 2023 e as tendências para 2024. “O Entorno respira progresso e desenvolvimento. Além do comércio pujante, a melhoria significativa nos indicadores de segurança pública tem sido um estímulo para novos investimentos. O que antes era tido como ‘cidades dormitório’ e região de elevada criminalidade, hoje atrai para si boa parte dos investimentos do Centro-Oeste”, analisa.
Segundo Márcio, este cenário promissor também pode ser sentido no maior número de associações comerciais, ampliando o volume dos serviços prestados e sua força institucional. “No nosso planejamento estratégico para este primeiro semestre, iremos aumentar consideravelmente a nossa presença nessa região, fomentando e apoiando atividades empreendedoras por meio do classismo e da representação associativista”, assegura.
Qualificação, capacitação e segurança
Para o secretário-geral de Governo do estado de Goiás, Adriano Rocha Lima, o ano de 2024 traz boas perspectivas para o Entorno, tendo em vista o investimento que vem sendo feitoem políticas públicas de capacitação e qualificação, trazendo melhores oportunidades de emprego e renda. “O governo reconhece o papel do Entorno como um componente vital do estado de Goiás e por isso realiza investimentos estratégicos, com o intuito de fortalecer a infraestrutura, impulsionar a economia local e contribuir com o desenvolvimento econômico na região, assim como proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população local”, afirma, acrescentando que o cenário econômico em Goiás vem superando diversos índices do país.
Adriano ressalta que o cenário econômico em Goiás vem superando resultados muitas vezes acima da média nacional, tendo tido crescimento acumulado do PIB de até 5,5%. “Fortes evidências apontam que Goiás atingirá em 2024 o maior nível de atividade econômica da história pelo segundo ano consecutivo”, comemora.
Outro fator apontado pelo secretário como positivo nos prognósticos para 2024 é a segurança pública. “Somos o Estado com os índices mais exemplares do país e esse é um fator que contribui muito para o nosso desenvolvimento. A segurança robusta cria um ambiente propício para investimentos, estimula o comércio local e fortalece a confiança dos empreendedores, contribuindo diretamente para o crescimento sustentável nos quatro cantos do nosso estado”, evidencia.
Canteiro de obras
Na avaliação do prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), o ano de 2023 teve saldo bastante positivo, com o maior volume de obras da história do município, e prevê um prognóstico similar para 2024. “Temos vários projetos encaminhados para o setor de licitação, como pavimentação asfáltica e reformas de quadras esportivas, além do edital de licitação do tão esperado hospital da região e outras ações nas áreas de saúde, educação e infraestrutura”, enumera.
E completa: “A população pode esperar muito trabalho da nossa gestão, para entregar uma cidade melhor do que nós pegamos em 2021. Esse é nosso compromisso”.
Preocupações e incertezas
Daniel Sabino (UB), prefeito Cristalina, aponta um cenário nacional nebuloso e avalia o primeiro ano do governo petista como muito difícil. “Isso, é claro, afeta de forma geral as cidades, os estados e principalmente aqueles municípios menores, que dependem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); é muito arrocho”, analisa. “Já aqui em Cristalina vamos entrar no nosso oitavo ano de mandato. Temos procurado nos organizar, economizar e buscar parcerias tanto com o governo estadual, quanto federal”, pondera.
Outro ponto de preocupação e incerteza, segundo Sabino, é a safra, por causa da questão das chuvas, que pode afetar a economia do município, aliada ainda ao aumento de preços dos combustíveis, inflacionando o preço dos alimentos da cesta básica. “Isso é muito ruim para o trabalhador. A gente está preocupado nesse sentido, mas, por outro lado, vemos um cenário também positivo, porque recebemos muitos investimentos, indústrias e realizamos obras, que é o que desenvolve a cidade, atrai o empresário e mão de obra”, salienta.
Investimentos em infraestrutura
Para este ano, a grande expectativa para o município fica por conta de dois grandes projetos de infraestrutura. O primeiro refere-se às obras na BR-050, com previsão de entrega em julho, após 8 anos de espera. Estão sendo investidos cerca de R$ 400 milhões em novas pistas, passarelas e vicinais paralelas à BR, para dar a fluidez ao trânsito e acessibilidade.
O outro projeto é o asfaltamento da GO-309, que passa por Cristalina e teve ordem de serviço assinada pela prefeitura com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), com o deputado estadual Wilde Cambão (PSD) e com o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissotto.
Serão asfaltados 33 km da via, passando pela Pedra Chapéu do Sol, importante ponto turístico do município. “Isso vai desenvolver o turismo, o agronegócio, o transporte escolar e abrir oportunidades para os artesãos da nossa cidade, visto que Cristalina, além de ser a cidade do agronegócio, da irrigação, também é a cidade dos cristais, dos garimpeiros”, ressalta o prefeito.
Sabino destaca ainda os investimentos realizados em energia elétrica para o município, que somam a quantia de R$ 2 bilhões, com construção de subestação, ampliação de subestação e construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Já na parte educacional, ele cita a construção de um polo universitário na região.
Fonte: Jornal Opção