
Um incêndio de grandes proporções atingiu na tarde de domingo (28/09) o aterro sanitário localizado às margens da GO-430, na zona rural de Formosa (GO). As chamas começaram por volta das 16h53 em uma área de vegetação próxima ao aterro, atingindo árvores e grande quantidade de material seco.
A Guarnição de Combate a Incêndio do 19º Batalhão Bombeiro Militar (BBM) foi acionada para conter o fogo. Sete militares atuaram por cerca de três horas, utilizando dois caminhões de combate a incêndio e um Auto Bomba Salvamento (ABS). Foram empregados aproximadamente 20 mil litros de água das próprias viaturas.
Para garantir a segurança da operação, a área foi isolada e as equipes aplicaram técnicas específicas de combate direto às chamas. Devido à necessidade de tratores e máquinas para dar acesso às viaturas aos focos de incêndio, ficou acordado com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que o maquinário será disponibilizado nesta segunda-feira (29) para completar o rescaldo e extinguir totalmente os focos restantes.
Segundo levantamento dos bombeiros, 30 mil m² foram queimados e 50 mil m² preservados, totalizando uma área de 80 mil m².
Não houve vítimas. Os responsáveis pelo local receberam orientações sobre procedimentos de segurança.
As informações foram repassadas pelo Centro de Operações de Bombeiros do 19º BBM
FONTE : DIARIO DE POSSE