Uma insconsistência no sistema de cotas fez com que a Secretaria de Ensino Superior (Sesu) e a Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (Dipes), ambas do Ministério da Educação (MEC), suspendessem a convocação da lista de espera e publicação do relatório gerencial do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para a edição única de 2024. As falhas ocorreram nas categorias ampla concorrência e ações afirmativas nas universidades públicas federais.
Vale destacar, a suspensão afeta somente as instituições federais. Ou seja, a lista de espera de universidades estaduais permanecem, conforme calendário de cada instituição. Universidades federais como a do Rio Grande do Norte (UFRN), de Pernambuco (UFRPE), o Instituo Federal do Ceará (IFCE) e outras divulgam notas para esclarecer a comunidade acadêmica.
No Estado, a Universidade Federal de Goiás (UFG) informou que, “em virtude de alterações realizadas na lista de candidatos aprovados no Sisu, em 21 de fevereiro, a UFG comunica que foi publicada nova relação de candidatos aprovados em 2ª chamada”. De acordo com a instituição, a lista anterior perdeu a validade. No próximo sábado (24), haverá a publicação da lista da 3ª chamada de candidatos aprocados.
“Para esta última chamada, não haverá confirmação de vaga online, apenas matrícula presencial, que será realizada entre os dias 26 a 1º de março, no Centro de Cultura e Eventos prof. Ricardo Freua Bufáiçal, conforme escalonamento por curso.” No momento, o MEC diz trabalhar com as universidades federais para resolver a situação.
Sobre o Sisu, trata-se de um “sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas”, informa o Ministério da Educação.
FONTE:MAIS GOIAS