Jardim Botânico de Brasília estará fechado de 9 a 12 de setembro

Medida é necessária para garantir a segurança durante a retirada dos pinheiros localizados no Centro de Visitantes


Pedro Ventura/Agência Brasília

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) estará fechado a partir desta terça-feira (9/9) até sexta (12/9), para a retirada dos pinheiros (Pinus) localizados no Centro de Visitantes.

A ação está prevista no plano de manejo aprovado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e tem o objetivo de proteger o bioma Cerrado e garantir a segurança dos visitantes.

A medida é importante para garantir a segurança de todos durante a retirada e também para proteger o Cerrado, já que os pinheiros são espécies exóticas e invasoras, que prejudicam a vegetação nativa.

Além disso, as folhas e a resina dos pinheiros são altamente inflamáveis, o que aumenta o risco de incêndios florestais.

Um estudo conduzido no JBB alertou que, se não houver controle, os pinheiros podem tomar grandes áreas do Cerrado até 2030.

Em 2023, um novo levantamento identificou 655 árvores de até 35 metros de altura na área de visitação, especialmente próximas ao estacionamento, estufas e áreas de piquenique.

As visitas retornam normalmente no sábado (13/9).

FONTE : METROPOLES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *