Fraude foi identificada em jogos do Campeonato Brasileiro da Série B, além do Campeonato de Angola, na África. Esquema movimentou R$ 11 milhões

Policiais vasculhando quarto durante operação | Foto: divulgação/PC
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) foi às ruas nas primeiras horas desta quarta-feira, 9, para desarticular uma quadrilha especializada na manipulação de resultados em jogos de futebol. Entre os alvos estão jogadores, treinadores e dirigentes de clubes.
A fraude, segundo apurado, era realizada em partidas nacionais e internacionais, incluindo jogos da Série B do Campeonato Brasileiro e do Campeonato de Angola, na África. Ao todo, são cumpridos 16 medidas judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão em seis unidades da federação.
As fraudes movimentaram ao menos R$ 11 milhões ilicitamente, inclusive por meio de plataformas de apostas. A investigação identificou uma estrutura hierárquica no grupo, que possui financiadores, intermediários e executores.
Ao menos uma pessoa foi presa até o momento, na Paraíba. O alvo no Estado paraibano é Dguero Batista Xavier, ex-árbitro profissional, que já estava afastado desde a deflagração da Operação Cartola, em 2018, que investigou fraudes no futebol paraibano. Apesar do afastamento, ele ainda mantinha articulações e contatos no meio esportivo, e atuava como árbitro amador.
A reportagem não conseguiu localizar a defesa do arbitro para que se posicionasse.
FONTE: JORNAL OPÇÃO