Justiça penhora doações à igreja de Valdemiro por dívida de R$ 910 mil

Justiça de São Paulo emitiu uma decisão determinando a penhora de 30% das doações arrecadadas pelos templos da Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada pelo apóstolo Valdemiro Santiago.

A medida foi tomada por meio de uma liminar concedida pela desembargadora Berenice Marcondes Cesar, após o locador de um imóvel em Osasco entrar com uma ação judicial para cobrar uma dívida em aluguéis da igreja, que totalizava aproximadamente R$ 910 mil, incluindo juros, correção monetária e multa.

No processo, o locador alegou que a Igreja Mundial possui o costume de não pagar seus credores, apesar de contar com “milhares de adeptos e uma considerável arrecadação em dízimos, na ordem de milhões”. Ele também destacou que Valdemiro possui uma vida financeira muito confortável.

Igreja Mundial, em sua defesa, não negou a dívida, mas questionou os valores cobrados, alegando que várias parcelas mencionadas já haviam sido quitadas. Além disso, afirmou ser uma entidade sem fins lucrativos, dependente apenas dos dízimos e ofertas de seus fiéis para cobrir suas despesas. A igreja mencionou enfrentar uma grave situação financeira, especialmente devido ao fechamento temporário de seus templos durante a pandemia do coronavírus, o que resultou em uma drástica diminuição na arrecadação.

Valdemiro Santiago afirmou à Justiça que não faz parte do contrato de aluguel e, portanto, não pode ser responsabilizado pelas dívidas da igreja.

Fundada em 1998 em Sorocaba, interior de São Paulo, por Valdemiro, um ex-dissidente da Igreja Universal, a Igreja Mundial do Poder de Deus declara possuir aproximadamente 6 mil templos, conforme informado em seu site na internet.

Atualmente, a igreja enfrenta diversas ações de cobrança, nas quais costuma ressaltar que, apesar da grave crise financeira, continua prestando serviços filantrópicos gratuitos para pessoas necessitadas.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *