Lula ao lançar faculdade de matemática: “Dar oportunidades a todos”

Presidente participou de evento que autoriza o Impa como Ensino Superior. Lula ressaltou a educação como investimento, em vez de gasto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou, nesta quarta-feira (6/12), o investimento na educação pública de qualidade. O pronunciamento ocorreu no Rio de Janeiro, no credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) como instituição de Educação Superior.

“É preciso governantes com sensibilidade, olhar com o coração, não tenho que favorecer ninguém, só tenho que dar oportunidades para todos”, afirmou. “A teimosia venceu o preconceito e provou que na hora que as pessoas entendem e tem chance, elas participam”, completou.

Lula disse não ter estudado no nível superior ou participado de olimpíadas educacionais, como as que garantem entrada na nova faculdade de matemática (veja abaixo).

“Eu nunca ganhei a Olimpíada da Matemática, a única olimpíada que consegui ganhar foi, pela perseverança da minha mãe, não morrer de fome até completar sete anos de idade, é a única. Por conta disso, tive obsessão de investir em educação, como não tive oportunidade de estudar por ‘n’ razões”, disse o presidente, emocionado.

O chefe do Executivo criticou o uso da palavra “gasto” quando se trata de novos ou reforçados programas na área: “Aqui estou eu criando a primeira faculdade de matemática deste país. Não levem a sério quando disserem que gastamos muito em educação, educação é o investimento mais extraordinário que um governo pode fazer”.

“Nesse país é assim: tudo que é para o pobre é gasto, tudo que é para o rico é investimento”, apontou.

Faculdade de matemática
Além de autorizar o Impa como Ensino Superior, Lula autorizou o Impa Tech, o primeiro curso de graduação do local.

O ensino será gratuito, em esforço do governo federal e prefeitura do Rio de Janeiro. Em 2024, serão abertas 100 vagas para estudantes, com previsão da primeira aula em 2 de abril. Os alunos selecionados terão auxílio de moradia.

Serão 80 vagas para medalhistas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática, de Física, de Química e da modalidade de programação na de Informática.

As outras 20 aberturas irão para os estudantes com o melhor desempenho de matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados deverão fazer a aplicação no site da Impa Tech até 28 de dezembro.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *