Lula encontra papa Francisco no Vaticano com Guerra da Ucrânia na pauta

21 de Junho de 2023

Primeira-dama Janja ofereceu imagem da Nossa Senhora de Nazaré ao pontífice

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, chegaram para o encontro com o papa Francisco no Vaticano por volta das 14h20 no horário local (9h20 em Brasília) desta quarta-feira (21) e, após posarem para fotos, os dois deram início a uma reunião privada.

O principal tema deve ser a situação da Guerra da Ucrânia, em que tanto Lula quanto o papa estão empenhados em promover conversas de paz.

Na troca de presentes, Janja ofereceu ao papa uma imagem da Nossa Senhora de Nazaré. O papa, por sua vez, ofereceu uma placa de metal com a escrita em italiano: “A paz é uma flor frágil”.

Lula disse que faria o convite para que o papa visite a procissão católica do Círio de Nazaré, que acontece em outubro em Belém (PA).

Janja ofereceu ao papa uma imagem da Nossa Senhora de Nazaré (Foto: Agência Brasil)

Papa diz que julgamento que levou Lula à prisão ‘começou com fake news’

papa Francisco disse em entrevista ao jornal espanhol ABC, em dezembro de 2022, que o processo que levou o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à prisão em 2018 começou por causa de uma fake news.

O pontífice afirmou também que notícias falsas sobre líderes políticos são gravíssimas. “Eles podem destruir uma pessoa”, disse.

“Um julgamento tem que ser o mais limpo possível, com tribunais que não têm outro interesse senão fazer justiça. Esse caso do Brasil é histórico”, disse o papa. 

Em abril de 2018, Lula foi preso pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). Após 580 dias preso na sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, Lula foi solto, em 2019.

Em 2021, o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou a decisão da Segunda Turma da corte de declarar a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro na condução do processo que levou Lula à prisão.

Em janeiro de 2022, a justiça arquivou o processo contra Lula no caso do tríplex. A juíza do caso concordou com manifestação do MPF (Ministério Público Federal), que havia pedido a prescrição do caso.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *