Lula já visitou mais países que Bolsonaro em 1º ano de governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou, no sábado (8/7), para Letícia, na Colômbia, onde participou do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, evento organizado pelo governo colombiano.

Com a nova agenda internacional, a Colômbia se tornou o 13º país que Lula visitou desde o início do ano.

O número de idas do petista a outras nações já é maior do que o registrado em todo o primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (PL), quando o então presidente visitou 10 países. Se considerados apenas os seis meses do primeiro ano da gestão passada, Bolsonaro esteve em apenas seis países.

Em contraste ao isolamento de Bolsonaro, Lula tem apostado na diplomacia presidencial para restabelecer vínculos com aliados estratégicos e retomar o protagonismo do país em temas como meio ambiente e direitos humanos.

“A diplomacia brasileira, nesses primeiros seis meses e pouco, fundamentalmente, correu atrás de se reconectar com parceiros que eram muito próximos e tiveram algum distanciamento nos últimos quatro anos. Também se reposicionou em alguns temas que eram muito caros à agenda da diplomacia do país e estavam sendo manejados de uma forma contrária à nossa posição tradicional”, observa o cientista político Carlos Bandeira.

Lula prioriza Europa e América

De janeiro a julho deste ano, Lula priorizou agendas na Europa, e desembarcou em Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália, Vaticano e França. E visitou mais países da América (Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Colômbia) e da Ásia (China, Emirados Árabes Unidos e Japão).

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *