Do pop ao rap, passando pela música alternativa, são vários os artistas internacionais, dos mais diferentes estilos, que já experimentaram com o funk em seus próprios trabalhos; saiba mais!
Madonna, Beyoncé… veja artistas internacionais que já usaram funk em suas músicas — Foto: Lucas Ramos/Brazil News/Reprodução
É oficial: o funk virou tendência entre os gringos. Cada vez mais artistas internacionais estão se jogando no ritmo, muitas vezes até lançando músicas no estilo em seus próprios álbuns.
Um exemplo mais recente é o de Charli XCX, que flertou com o funk na faixa “Everything Is Romantic“, presente em seu novo disco, “BRAT”, animando os fãs brasileiros. Ela é apenas mais uma na lista de gringos do pop, do rap e da música alternativa que já se renderam ao nosso tamborzão.
Veja outros artistas internacionais que já usaram funk em suas músicas:
Beyoncé
No início de 2024, Queen B surpreendeu seus fãs ao adicionar um sample de funk em uma das faixas de seu novo álbum country, o “Cowboy Carter”. A canção escolhida para receber o toque brasileiro foi “SPAGHETTII”, que contou com trecho de “Aquecimento das Danadas”, do DJ, produtor e compositor O Mandrake em parceria com o Xaropinho Dj.
Beyoncé lançou música inspirada no funk em seu mais novo álbum, o ‘COWBOY CARTER’ — Foto: Instagram
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Beyoncé mostra gostar tanto do nosso funk. Em 2013, durante sua passagem pelo Rock in Rio, a artista dançou ao som de “Passinho do Volante” (conhecida também como “Ah lelek”), enlouquecendo a plateia presente.
Madonna
De uma rainha para outra! Madonna se rendeu ao funk em seu disco mais recente, o “Madame X”, de 2019. Além de se jogar no ritmo ao lado de Anitta em “Faz Gostoso”, ela ainda fez questão de cantar toda a faixa em português, mostrando que manda bem na língua.
Anitta e Madonna — Foto: Reprodução/Instagram Anitta
Os fãs até ficaram na expectativa de que Madonna performasse a canção com Anitta em seu show que rolou em maio, na Praia de Copacabana. Como sabemos, a brasileira acabou mesmo subindo ao palco, mas não pra cantar, e sim apara participar como jurada da competição de ballroom promovida em “Vogue”. Fica pra próxima!
Anitta e Madonna durante show na praia de Copacabana — Foto: Manu Scarpa / Brazil News
Diplo
Apaixonado pela cultura brasileira, Diplo foi um dos primeiros artistas internacionais a se interessar pelo funk. Em 2005, o DJ produziu a faixa “Bucky Done Gun” para a rapper M.I.A., usando sample de “Injeção”, música de Deize Tigrona e DJ Malboro.
Anos depois, Diplo fez mais do que samplear a funkeira e lançou uma música inédita com ela, a faixa “Bandida”. O DJ foi responsável ainda por abrir o show de Madonna em Copacabana e, claro, aproveitou sua passagem pelo Rio para tietar novamente Deize Tigrona. “Lenda do funk”, escreveu ele em postagem com a artista.
Diplo tietou Deize Tigrona durante passagem recente pelo Brasil — Foto: Reprodução/Instagram
Kanye West
Os rappers internacionais também estão de olho no que é feito aqui no Brasil. O polêmico Kanye West é um exemplo disso. Recentemente, ele surpreendeu ao usar um sample do funk brasileiro “FAZ O MACETE 3.0”, de DJ Roca e DJ Vitinho Beat, na faixa “Paper Work“. A canção faz parte do disco “Vultures 1”, projeto conjunto com outro rapper, o Ty Dolla $ign, lançado no início deste ano.
Kanye West e Ty Dolla $ign se jogaram no funk no disco ‘Vultures 1’ — Foto: COVER MEDIA
Karol G
Nossos hermanos e hermanas latinas também estão ligadinhos na força do funk brasileiro. No ano passado, a colombiana Karol G brilhou em sua participação no remix de “Tá Ok”, de DENNIS DJ e MC Kevin O Chris, ao lado de seu conterrâneo Maluma.
Karol G prometeu EP de funk após participar do remix de ‘Tá Ok’ — Foto: Reprodução/Instagram
Ela gostou tanto de se aventurar no funk que apresentou a faixa durante sua performance no VMA 2023. Karol G, que é atração confirmada no Rock in Rio este ano, ainda contou que está preparando um EP inspirado no funk brasileiro para muito em breve.
Emilia
Nem os argentinos ficaram de fora dessa tendência. A cantora Emilia, nova aposta do cenário latino, já percebeu o poder do funk e, por isso, convocou ninguém mais, ninguém menos do que Ludmilla para a faixa “No_Se_Ve.mp3“, presente em seu mais recente álbum, o “.mp3”.
A música foi um hit e ajudou não apenas a apresentá-la aos brasileiros, como também a abrir espaço para Lud no mercado latino.
A argentina Emilia recrutou Ludmilla para single inspirado no funk — Foto: Reprodução
Além de Emilia, outra diva argentina que também vem se interessando pelo nosso funk é Nathy Peluso. Em seu novo álbum, o “GRASA”, lançado em junho de 2024, a cantora explora o ritmo em “MENINA”, uma parceria com a brasileira Lua de Santana.
Rosalía
A cantora espanhola não esconde seu amor pelo Brasil e pelos ritmos do nosso país. Tanto é que já lançou um funk próprio. A música, chamada “LA KILIÉ”, está presente na versão estendida do disco “MOTOMAMI”, de 2022.
Rosalía lançou música inspirada pelo funk carioca após passagem pelo Brasil no Lollapalooza 2023 — Foto: AgNews
A canção conta com sample de “Passinho do Volante” (as gringas gostam mesmo dessa faixa, né?) e com a colaboração do DJ Gabriel do Borel, carioca por trás do hit “sentaDONA”.
Gorillaz
Música alternativa combina com funk paulista? O Gorillaz provou que sim ao chamar o MC Binn para participar da canção “Controllah”, faixa do disco “Cracker Island“, lançado em 2023. Você com certeza deve ter ouvido a música tocar em uma das festas do BBB 24, com direito a performance ao vivo do funkeiro, que sempre ficava muito feliz ao escutá-la.
MC Binn ao lado de Damon Albarn, do Gorillaz — Foto: Arquivo Pessoal
Esse não foi o único contato de MC Binn com artistas internacionais, não. Em 2016, ele subiu ao palco do show do duo de música eletrônica Jack Ü, formado por Diplo e Skrillex, no Lollapalooza, pra cantar “Tá Tranquilo, Tá Favorável” e incendiou a plateia.
Fonte: Gshow