Distribuição vai ocorrer aos poucos durante essa semana. Imunizante está disponível para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos e adultos até 59 anos.
Vacinação contra a dengue em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Mais de 30 mil doses de vacina contra a dengue começaram a ser distribuídas aos 246 municípios goianos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, (SES) as 38.721 doses do imunizante Qdenga vão ser usadas para primeira e segunda aplicação previstas no esquema de vacinação contra a dengue.
- Quem pode se vacinar? Atualmente a vacina está disponível para aplicação em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Os adultos de até 59 anos que se vacinaram em abril também devem se imunizar.
- Onde se vacinar? A gestão das unidades de saúde em que são aplicadas as vacinas é dos respectivos municípios. Por isso, goianos devem buscar os postos de saúde das cidades em que moram para receber os imunizantes.
A distribuição das doses começou na segunda-feira (15) e vai ocorrer aos poucos durante essa semana. Isso, porque antes de chegar, de fato, em todos os 246 municípios, as vacinas vão para as regionais responsáveis por repassar às demais cidades.
Apenas Goiânia pegou as doses na sexta-feira (12) devido a proximidade. Na capital, a vacinação ocorre em todos os postos da cidade, menos no Centro Municipal de Vacinação (CMV).
Vacina da Qdenga é distribuida a municípios goianos — Foto: Divulgação/SES-GO
Dengue em Goiás
De acordo com a SES, em 2024 foram notificados mais de 390 mil casos de dengue em Goiás. Desse número, 242 mil foram confirmados. Além disso, o governo apontou que, apesar das 330 mortes pela doença ocorridas esse ano, a adesão da população à vacinação ainda está baixa.
Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 118 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a dengue ainda não retornaram aos postos para receber a segunda aplicação. É preciso lembrar, no entanto, que as pessoas devem receber a segunda dose 90 dias depois da aplicação da primeira.
FONTE: G1 GOIÁS / TV ANHANGUERA