As solenidades de entrega das certificações ocorrem em Barreirinhas, porta de entrada para os Lençóis, e em São Luís (MA)

Significados/Reprodução
O Maranhão recebe, nestas quinta (14/8) e sexta-feiras (15/8), dois dos mais importantes reconhecimentos concedidos pela Unesco. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi declarado Patrimônio Mundial Natural, enquanto o Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi passa a integrar a lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
As solenidades de entrega das certificações ocorrem em Barreirinhas, porta de entrada para os Lençóis, e em São Luís. O evento reunirá autoridades nacionais e internacionais, representantes da Unesco, lideranças comunitárias, operadores de turismo e órgãos de preservação.
O governador Carlos Brandão (PSB) afirmou que o reconhecimento internacional fortalece a preservação do tesouro do estado. “É nossa grande riqueza e gera emprego e renda no nosso estado”, disse.
Para a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, entregar dois títulos no Maranhão, cuja capital já é Patrimônio Cultural da Humanidade, é motivo de satisfação. “O patrimônio é o legado que herdamos do passado, o que vivenciamos hoje e o que transmitimos às gerações futuras, reconhecendo o caráter excepcional desses sítios para toda a humanidade”, frisou.
Reconhecido pela Unesco em 11 de dezembro de 2019, o Bumba-Meu-Boi do Maranhão é o sexto bem cultural brasileiro incluído na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Com origens no século XVIII e registros no estado desde 1829, a manifestação se apresenta em diferentes sotaques — matraca, zabumba, orquestra, baixada e costa de mão — que variam em ritmo, instrumentos e figurinos.
A cerimônia de certificação será nesta quinta-feira (14/8), a partir das 15h, na Casa das Minas, em São Luís, com cortejo de grupos de bumba até a Capela de São Pedro. Haverá apresentações culturais e show de Betto Pereira.
Lençóis Maranhenses
O título de Patrimônio Mundial Natural foi concedido em 26 de julho de 2024, durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Nova Délhi (Índia). É a primeira vez em 23 anos que o Brasil recebe um reconhecimento desse tipo. Com isso, o país passa a ter 24 títulos mundiais — 15 culturais, 8 naturais e 1 misto.
Com 155 mil hectares de dunas e lagoas de água doce, os Lençóis Maranhenses formam um ecossistema raro, situado na transição entre Cerrado, Caatinga e Amazônia. O governo estadual, em parceria com o ICMBio, lançou o projeto “Diálogos sobre o Patrimônio Mundial Natural” para discutir ações de preservação e qualificação do destino.
A cerimônia oficial será nesta sexta-feira (15/8), no Parque das Dunas, em Barreirinhas, com abertura às 16h e participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do governador Carlos Brandão; da diretora da Unesco, Marlova Noleto; e do presidente do ICMBio, Mauro Oliveira Pires.
FONTE : METROPOLES