Médico, produtor rural e membro de uma família influente em Goiás, Ronaldo Caiado, foi eleito governador do estado no primeiro turno em 2018 e 2022, mas está de olho no Palácio do Planalto.

A três anos do fim do seu mandato, já anunciou que deseja tentar a Presidência, saindo na frente de outros nomes da direita que estão de olho na possibilidade de liderar a oposição a Lula em 2026.

Falta, claro, combinar com muita gente, a começar pelo próprio partido dele, que vive em meio a rachas internos e divergências ideológicas. Ciente das dificuldades, Caiado já vem trabalhando internamente para tentar pavimentar os alicerces de uma possível candidatura.

Além de combinar a candidatura com o próprio partido, Caiado precisa combinar essa pretensão com o eleitorado. Dentro do seu estado, isso não é problema: a aprovação dele é de 81%, segundo o Paraná Pesquisas, o melhor índice entre os governadores do Brasil.

Para ganhar votos no restante do país, condição fundamental, considerando que o eleitorado goiano tem um peso de apenas 3% nas urnas, Caiado também vai adotar a estratégia de entrar em debates nacionais, sobretudo na área de segurança. “O Brasil precisa saber de que maneira vai enfrentar o narcotráfico. Ou vai se acomodar, como hoje se faz, ou nós teremos medidas capazes de poder libertar o país dessas facções”.

FONTE:VEJA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *