Indústria já opera em Mara Rosa

MINERADORA HOCHSCHILD MINING (FOTO: REPRODUÇÃO)
A Redação
Goiânia – A mineradora britânica Hochschild Mining vai investir R$ 1 bilhão em Goiás para expandir sua produção de ouro. Com esse aporte, a extração do mineral passará de 7 mil para 8 mil toneladas anuais. A empresa já está em operação na cidade de Mara Rosa.
As obras da Hochschild em Mara Rosa, que geraram 1.600 empregos diretos e indiretos desde o início da implementação, foram concluídas este ano, marcando o início das operações nas minas. A planta possui capacidade instalada para produzir 80 mil onças de ouro por ano, durante os 12 anos de vida útil previstos para o projeto.
Apoio governamental e desenvolvimento
O rápido avanço do projeto foi facilitado pelo apoio do Governo de Goiás, por meio das Secretarias de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Graças a melhorias nas políticas ambientais e à criação do Sistema Ipê, lançado sob a gestão da secretária Andréa Vulcanis, o processo de licenciamento ambiental foi agilizado, tornando-se mais eficiente e atraente para novos investidores.
“Um investimento desse porte impulsiona significativamente a economia goiana, consolidando o estado como um importante polo mineral, além de gerar mais empregos e promover o desenvolvimento regional”, destacou o secretário de Indústria e Comércio, Joel de Sant’Anna Braga Filho.
Setor mineral em Goiás
Goiás se destaca como uma das principais regiões mineradoras do Brasil, com destaque para a extração de cobre, ouro, cobalto, níquel, nióbio, fosfato e vermiculita. Em termos econômicos e de produção, a mineração é o terceiro setor mais relevante no estado, ficando atrás apenas da produção de grãos e da pecuária.
Com o elevado potencial de exploração das minas goianas, a SIC lançou os projetos “Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022-2042” (MAP) e o “Plano Estadual de Recursos Minerais – PERM 2022-2042” (PERM-GO), com o objetivo de discutir os desafios e fomentar o crescimento sustentável do setor mineral.
FONTE: JORNAL A REDAÇÃO