
FOTO VIA WHATSAPP
A população da região atendida pelo UBS do Padre José está revoltada com a falta de atendimento médico e de enfermagem na unidade nesta semana. De acordo com moradores, enquanto a comunidade sofre com a ausência de cuidados básicos de saúde, os profissionais da unidade estariam participando de um curso de capacitação em imunização.
A situação gerou indignação entre os usuários do sistema público de saúde, que se sentiram desassistidos e desrespeitados. “Minha mãe é idosa, tem pressão alta e precisava renovar a receita dos remédios. Chegamos lá e nos informaram que não teria atendimento porque os funcionários estavam em curso”, relata a dona de casa Maria das Dores, moradora do bairro Padre José.
O curso de capacitação, voltado à atualização de protocolos de vacinação, é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e teve participação obrigatória para profissionais de diversas unidades. No entanto, moradores cobram mais planejamento e responsabilidade na organização dessas ações, de forma que o atendimento à população não seja interrompido.
“Entendemos que a capacitação é importante, mas não pode ser feita às custas da saúde da comunidade. Faltou respeito com a população. Poderiam ter escalado equipes alternadas ou remanejado os atendimentos”, afirmou José Carlos, representante de associação de moradores local.
Enquanto isso, pacientes continuam buscando alternativas, muitas vezes em outras unidades já sobrecarregadas, ou mesmo recorrendo à rede privada — realidade fora do alcance de muitos que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).
A comunidade pede urgência em soluções que garantam o direito à saúde e ao atendimento contínuo, mesmo diante da necessidade de capacitação dos profissionais.