Morre Björn Andrésen, ator sueco conhecido como “o menino mais bonito do mundo”

Causa da morte não foi divulgada

Björn Andrésen (Foto: Screen Archives/Getty Images)

O ator e músico sueco Björn Andrésen morreu aos 70 anos, segundo informou o jornal Dagens Nyheter, que confirmou a notícia com o diretor Kristian Petri, responsável pelo documentário “O Garoto Mais Bonito do Mundo” (2021). A causa da morte não foi divulgada.

Andrésen ganhou reconhecimento internacional por seu papel em “Morte em Veneza” (1971), do cineasta italiano Luchino Visconti, adaptação do romance homônimo de Thomas Mann. Com apenas 15 anos, ele interpretou Tadzio, um jovem que desperta a obsessão de um homem mais velho.

Durante a estreia do filme, Visconti se referiu ao ator como “o garoto mais lindo do mundo”, expressão que se tornaria sua marca e inspiraria o título do documentário lançado décadas depois.

Em entrevista ao The Guardian em 2021, Andrésen comentou que a fama precoce e a experiência de filmar “Morte em Veneza” tiveram consequências negativas em sua vida.

Nunca vi tantos fascistas e babacas como há no cinema e no teatro”, disse o ator na época. “Luchino era o tipo de predador cultural que sacrificaria qualquer coisa ou qualquer pessoa pela obra.”

O artista relatou ter sofrido assédio e intensa exposição pública após o sucesso do filme, o que contribuiu para problemas pessoais e o uso de drogas.

Nos anos seguintes, Andrésen se dedicou à música, atuando como pianista, mas continuou sendo lembrado principalmente pelo personagem que o tornou famoso.

O documentário “O Garoto Mais Bonito do Mundo”, dirigido por Kristina Lindström e Kristian Petri, retrata sua trajetória e as dificuldades enfrentadas ao longo da vida.

FONTE : MAIS GOIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *