Morre José Paiva Netto, presidente da Legião da Boa Vontade, aos 84 anos

Nascido em 2 de março de 1941, no Rio de Janeiro, Paiva Netto dedicou quase sete décadas à direção das Instituições da Boa Vontade

José de Paiva Netto | Foto: Divulgação

O jornalista, escritor e líder espiritual José de Paiva Netto, presidente das Instituições da Boa Vontade (IBVs), faleceu nesta terça-feira, 7 de outubro de 2025, aos 84 anos de idade. A informação foi confirmada por meio de nota oficial divulgada nas redes sociais e no site oficial da entidade. “Com profundo respeito e gratidão comunicamos que voltou à Pátria Espiritual, o nosso querido Irmão José de Paiva Netto (1941-2025), presidente das Instituições da Boa Vontade”, diz o comunicado.

A morte de Paiva Netto coincide, segundo a instituição, com uma data simbólica: os 52 anos da Proclamação da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, realizada em 1973 por Alziro Zarur, fundador da Legião da Boa Vontade (LBV). O texto descreve o momento como “uma data mística-espiritual para as Instituições da Boa Vontade”.

Segue agora em sua jornada luminosa pelo Mundo da Verdade, levando consigo suas Obras de Fé Realizante, singularizadas em uma existência dedicada ao Bem. São 84 anos de vida terrena, dos quais 69 foram consagrados, incansavelmente, dia e noite, a consolidar e a expandir suas pioneiras teses ecumênicas e as obras que ele tanto ama”, afirma a nota.

Legado e trajetória

Nascido em 2 de março de 1941, no Rio de Janeiro, Paiva Netto dedicou quase sete décadas à direção das Instituições da Boa Vontade, sucedendo Alziro Zarur após sua morte, em 1979. Sob sua liderança, o movimento consolidou-se como uma das principais organizações de caráter espiritual, educacional e social do país, com atuação também em outros países.

Sua passagem pela Terra fica marcada para a eternidade por incomensuráveis realizações, que se desdobram em milhões de corações transformados pela força da Solidariedade, da Educação e do Esclarecimento e do Conforto Espiritual”, registra o texto.
“Nós, que caminhamos sob sua liderança, somos testemunhas vivas dessa dedicação extraordinária, que o consagra como um dos mais notáveis líderes espirituais, educador, comunicador, escritor e filantropo de todos os tempos.”

Homenagens e continuidade da obra

A instituição também manifestou condolências à família de Paiva Netto, citando a esposa, Lucimara Augusta, os filhos, netos e bisneto, além de familiares e amigos. A nota convida fiéis e simpatizantes a participarem de uma peregrinação ao Templo da Boa Vontade, em Brasília, nos dias 24 e 25 de outubro, em homenagem ao líder espiritual.

Nosso compromisso agora é peregrinar ao Templo da Boa Vontade, nos dias 24 e 25 de outubro, que terá o comando espiritual do Irmão Paiva”, informa o comunicado.

Apesar da perda, as Instituições da Boa Vontade reforçaram que as atividades e projetos seguirão normalmente, guiados pelos princípios e diretrizes deixados por Paiva Netto.

Não haverá interrupção alguma: as Obras seguem vivas, pulsantes e fortalecidas! Seguiremos firmes no cumprimento da Agenda Espiritual das Instituições da Boa Vontade de Deus, certos de que o Irmão Paiva permanece conosco, guiando-nos do Alto, e nos intuindo para trabalhar incansavelmente ‘por um Brasil melhor e uma Humanidade mais feliz’.”

A nota encerra reafirmando o compromisso de continuidade do legado iniciado por Alziro Zarur e mantido por Paiva Netto nas últimas décadas.

Renovamos hoje o compromisso de dar continuidade ao Ideal de Boa Vontade — essa sagrada chama que ilumina o mundo desde 1950, portanto, há 75 anos. Permaneceremos firmes, honrando sua memória e perpetuando seu legado.”

FONTE : JORNAL OPÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *