Fiscais da Vigilância Sanitária encontraram ovos quebrados, apodrecidos e infestados por larvas sendo reembalados em ambiente insalubre

Redação
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai denunciar a rede de supermercados Tatico após encontrar grande quantidade de ovos podres guardados em estoque insalubre.
A rede será denunciada por crime contra as relações de consumo, que refere-se a ações ilegais que prejudicam os consumidores, seja na compra de produtos ou na utilização de serviços.
A coluna tenta contato com o supermercado desde a tarde dessa quinta-feira (24/7), mas não obteve retorno até a mais recente atualização desta matéria.
Ambiente insalubre
Em 10 de junho deste ano, uma ação realizada em um estabelecimento da rede de supermercados Tatico revelou a existência de um estoque completamente fora do padrão estabelecido pela Vigilância Sanitária.
Os auditores que participaram da ação constataram que uma grande quantidade de ovos estava armazenada em condições inadequadas, com forte odor fétido e sinais evidentes de putrefação em ovos de diversas caixas e marcas.
Além disso, foram notadas moscas e larvas nas embalagens primárias de alguns ovos e na maioria das embalagens secundárias do restante. Segundo o documento acessado pela coluna, o ambiente apresentava presença de pombos, chorume e carcaças de insetos.
Também foi encontrado um carimbo próprio do supermercado usado para burlar as datas de validade dos alimentos.
Diante da constatação, os auditores determinaram a apreensão de cerca de 58 mil ovos marca Aviário Diamante; 180 ovos de marca desconhecida acondicionados em bandejas com 30 unidades cada; 300 ovos de marcas diversas acondicionados em caixas de papelão; 156 ovos da marca Loyola e 672 ovos reembalados apostos com etiqueta Loyola.
A 38° Delegacia de Polícia Civil prestou apoio à ação da Vigilância Sanitária, além de lavrar um termo de declaração.
Medidas
Recentemente, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) ordenou que o Supermercado Tatico tomasse uma série de medidas sanitárias urgentes para assegurar a saúde pública e a segurança alimentar dos consumidores.
FONTE : METROPOLES