Mulher é submetida à cesárea sem estar grávida no RN; caso é investigado

Uma mulher, que não teve a identidade revelada, foi submetida a uma cirurgia cesariana no último dia 18 sem estar… Mulher é submetida à cesárea sem estar grávida no RN; caso é investigado foi publicado primeiro em Banda B.

Uma mulher, que não teve a identidade revelada, foi submetida a uma cirurgia cesariana no último dia 18 sem estar grávida. O caso aconteceu no Hospital Santa Catarina, em Natal, Rio Grande do Norte.

O caso é investigado pela Secretaria da Saúde Pública do RN. A paciente, segundo a pasta, foi encaminhada para o hospital pela Secretaria Municipal de Guamaré, cidade situada a cerca de 170 km da capital do Estado. As informações são do g1.

Os médicos que atenderam a mulher disseram que ela tinha indicação para ser submetida ao procedimento devido ao quadro de suposta gestação. Além disso, ela teria apresentado um cartão pré-natal preenchido e laudos de ultrassom.

O hospital onde mulher foi submetida à cesárea sem estar grávida, em Natal (RN)Foto: Reprodução/Google Street View / Banda B

Apesar dos documentos supostamente apresentados à equipe médica, nenhum exame foi realizado antes da cirurgia. Ao ser submetida à cesárea, porém, nenhum bebê foi encontrado.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré afirmou que uma investigação aponta para a possibilidade de a mulher ter apresentado documentos e laudos médicos falsos. “Diante da conduta e insistência da paciente, ela recebeu dois encaminhamentos conforme o procedimento padrão de atendimento para suspeita de gravidez”, informou a pasta.

Inicialmente, ela foi encaminhada ao Hospital de Macaíba e, em seguida, para o Hospital Santa Catarina – onde a cirurgia foi feita. Ela alegou estar com 42 semanas de gestação.

“No entanto, diante das avaliações médicas, concluiu-se que a paciente estava vivenciando uma gravidez psicológica, conhecida como síndrome pseudociese ou falsa gravidez. Essa condição ocorre quando uma pessoa desenvolve sintomas de gravidez, mesmo não estando grávida”, acrescentou a secretaria.

Os médicos do primeiro hospital onde ela foi atendida teriam a liberado para voltar para casa devido à desconfiança sobre a suposta gravidez. Pouco tempo depois, contudo, ela teria retornado à unidade insistindo na gravidez.

O que diz a Secretaria da Saúde do RN


Procurada pela Banda B, a Secretaria da Saúde Pública do RN disse que a mulher já recebeu alta médica. Segundo o órgão, os médicos tiveram acesso a um exame recente da paciente que indicou a inexistência de gravidez. O caso segue sendo investigado. Veja a nota na íntegra abaixo:

“A direção do Hospital Dr. José Pedro Bezerra informa que está apurando junto às equipes envolvidas, bem como as unidades de origem de encaminhamento e a de assistência pré-natal à paciente, as circunstâncias do caso.

A paciente, que já teve alta, chegou ao hospital encaminhada de seu município com a indicação de cesárea, pelo seu quadro clínico, com cartão de pré-natal preenchido e laudos de ultrassonografia, além de estar acompanhada por familiar, que também esteve no centro cirúrgico. Após o procedimento, a equipe teve acesso a um exame recente, que estava em posse da familiar, indicando que não havia gestação.

A direção do hospital está produzindo um relatório interno sobre o caso, incluindo apuração sobre a motivação dos envolvidos. Ressalta-se ainda que o padrão de atendimento é de que toda paciente que chega à instituição é atendida pela equipe no pronto-socorro, que faz a avaliação e encaminha para o centro obstétrico, realizando demais exames quando necessário.”

FONTE: TERRA.COM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *