Novo deslizamento atinge área do lixão da empresa Ouro Verde em Padre Bernardo

Semad informa que não houve contaminação do córrego Santa Bárbara desta vez.

Novo deslizamento de resíduos no lixão de Padre Bernardo ocorreu nesta quarta-feira. Foto: Reprodução/ Semad.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) recebeu, na noite de quarta-feira (12), a notificação de um novo deslizamento de resíduos no lixão da empresa Ouro Verde, em Padre Bernardo. A comunicação partiu dos próprios responsáveis pelo empreendimento.

De acordo com a Semad, o deslizamento ocorreu na pilha antiga de resíduos — a mesma que já havia cedido em 18 de junho deste ano. Essa estrutura, que possui cerca de 250 mil toneladas de lixo, teve aproximadamente 3 mil toneladas deslocadas nesta quarta.

Técnicos da Semad estiveram no local desde o início da manhã e verificaram que o material não atingiu o córrego Santa Bárbara, que corta a área do lixão. No primeiro desabamento, cerca de 42 mil toneladas haviam sido lançadas no curso d’água, mas todo o volume já foi retirado pela empresa responsável.

A suspeita é de que as fortes chuvas registradas na região tenham provocado a instabilidade da encosta.

A Secretaria informou ainda que não possui imagens atualizadas do local, mas que as disponibilizará assim que possível. A Semad orienta que os pedidos de entrevista sejam feitos após a conclusão das análises e consolidação das informações sobre o caso.

FONTE : JORNAL OPÇÃO

Posted in All

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *