O que se sabe sobre avião que sofreu danos e fechou aeroporto em SC

Mais de 99 voos foram cancelados após problema com avião. Aeroporto de Florianópolis (SC) ficou sem operações por quase 18h

Após um avião ter danos nos pneus durante o pouso em Florianópolis, o aeroporto da capital de Santa Catarina ficou fechado por quase 18h nesta segunda-feira (12/8). O terminal ficou sem operações entre 2h30 e 20h15.

Apesar de o problema ter acontecido durante o pouso, ainda na madrugada, foi somente no fim da tarde que o equipamento necessário chegou ao local para o trabalho de retirada da aeronave da pista.

Veja o que se sabe sobre o incidente até o momento:

O equipamento que teve problemas era da companhia Azul Linhas Aéreas. A empresa não detalhou o problema, mas informou que a aeronave não conseguiu deixar a via por meios próprios. Ninguém se feriu no episódio.

O voo AD 4225 saiu às 23h25 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG). Os passageiros e tripulantes desembarcaram com segurança.

Imagens mostram os pneus da aeronave rasgados e murchos. De acordo com a companhia áerea, a demora para a retirada da aeronave da pista se deu em razão da chegada de um equipamento, que só aconteceu por volta das 17h.

A Azul não informou o nome do equipamento usado para rebocar o aparelho, nem explicou como ele funciona. Também não detalhou de onde veio o aparelho ou a razão da demora do transporte até o Aeroporto de Florianópolis.

Sabe-se que o equipamento chegou por meio de uma aeronave de carga da Azul. O aparelho foi retirado às 20h08, conforme a concessionária.

Aeroporto sem operações

A concessionária do aeroporto esclareceu que a aeronave ficou parada na pista 14/32, a única que pode ser usada por aviões de grande porte e a jato. Por isso, a situação afetou outros pousos e decolagens.

Até às 20h30 desta segunda, a concessionária informou que, pelo menos, 99 voos foram cancelados.

Conforme as orientações da concessionária, os passageiros com voos que partiriam do Aeroporto de Florianópolis devem entrar em contato com as companhias aéreas.

Já o Procon deu orientações sobre os passageiros com voos cancelados.

De acordo com a diretora do órgão de Santa Catarina, Michele Alves, qualquer consumidor que se sentir lesado ou que tiver que ir para um hotel, ter gastos com alimentação, pode fazer reclamações pelo site do Procon, ou ainda no Procon do seu município.

“Depois dessa situação, nós faremos uma reunião com as companhias. O que nós constatamos aqui é uma espera muito grande. Em que pese ter a regulamentação da Anac, há outros meios de se evitar o que a gente está vendo hoje”, completou a diretora ao G1.

Investigação sobre o avião

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um procedimento para investigar a situação dos passageiros no aeroporto após o cancelamento dos voos.

“Chegou ao nosso conhecimento a situação de caos vivida hoje no aeroporto de Florianópolis, principalmente em relação à falta de informação aos consumidores, daqueles que adquiriram passagem, daqueles que iriam viajar e tiveram voos cancelados”, relatou o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto.

“Ainda que aconteça por circunstâncias alheias, traz transtornos aos consumidores e nesse sentido há necessidade de que as informações sejam mais claras e precisas, e não da maneira que foi feita hoje com centenas de pessoas, aparecendo amontoadas esperando, não se respeitando direito de preferência, não se respeitando direito de pessoas idosas”, completou.

Segundo o promotor, o foco do procedimento é uma atuação conjunta do Ministério Público com os Procons Municipal e Estadual no sentido de estabelecer diretrizes e metas a serem cumpridas pelas empresas, visando facilitar a situação dos passageiros em situações semelhantes.

Uma reunião entre o MPSC, as principais empresas aéreas e a administração do Floripa Airport, com a participação do Procon Municipal de Florianópolis e do Procon Estadual de Santa Catarina, está prevista para 27 de agosto.

FONTE: METRÓPOLES

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