OAB pede afastamento de promotor que chamou advogada de “feia” em júri

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as seccionais de Goiás e do Distrito Federal encaminharam um ofício ao corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa, pedindo o afastamento do promotor de Justiça que chamou uma advogada de “feia” durante um Plenário do Tribunal do Júri, em Alto Paraíso de Goiás (GO).

A atuação conjunta se deu após o promotor Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães Chegury ofender a advogada Marília Gabriela Gil Brambilla durante um julgamento no dia 22 de março.

“A defesa das prerrogativas profissionais é a prioridade da OAB, que sempre atuará em favor de qualquer colega que for atacado. Não abrimos mão disso”, diz o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

No documento encaminhado ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a OAB enfatizou que o comportamento do promotor não se restringiu a esse episódio isolado. Segundo a representação, Chegury tem demonstrado uma tendência recorrente de desvios de conduta e abusos de autoridade, constituindo uma séria ameaça à integridade e à dignidade da advocacia.

Além disso, o documento destaca que a postura agressiva e autoritária do promotor compromete a imagem do Ministério Público, instituição essencial à promoção da justiça e defesa dos direitos fundamentais.

Ao Metrópoles o promotor disse nesta terça-feira (2/4): “Eles podem continuar a me açoitar, mas eu ainda estou de pé”.

FONTE: METRÓPOLES

Posted in All

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *